Termo de Cooperação entre AGEPAR e ERSAR possibilita capacitação em Portugal

223

O Diretor Presidente da Agepar, Cezar Silvestri, o Gerente Jurídico Dirceu Andersen e a assessora técnica Giselle Colle estão participando, em Portugal, da quinta edição do Benchmarking Internacional de Resíduos Sólidos.

O Benchmarking tem o objetivo apresentar aos gestores públicos e privados brasileiros, ligados ao setor do saneamento e gestão de resíduos, o que há de melhor e mais moderno na Europa através da experiência portuguesa que reconhecidamente tem servido de modelo para diversos países, inclusive para o Brasil.

Portugal é considerado um caso de sucesso no que diz respeito à implementação da sua política de resíduos sólidos e poderá desempenhar um importante papel na troca de informação, soluções, transferência de know-how e tecnologia.

O intercâmbio faz parte do protocolo de cooperação firmado entre a Agepar e a Ersar (Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos) de Portugal. Graças ao protocolo, as duas entidades, poderão trocar experiências no setor de regulação. Com está parceria será possível implantar, no Paraná, modelos de procedimentos que são adotados hoje em Portugal, país que é referência na área de regulação de saneamento e resíduos sólidos.