Sistema de abastecimento de água chega a primeiro bairro indígena de Manaus

245
Ageman/Divulgação

O presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Fábio Alho, acompanhou na manhã desta quarta-feira (6), o serviço de implantação do sistema de abastecimento de água tratada na comunidade Parque das Tribos, no Tarumã, zona Oeste, realizado pela concessionária Águas de Manaus. A iniciativa vai beneficiar cerca de 2,6 mil indígenas que vivem no local, originários de 35 etnias, entre elas Apurinã, Baré, Mura, Kokama, Tikuna, Wanano, Sateré-Mawé e Tukano.

Além de Fábio, o prefeito da cidade, Arthur Virgílio Neto, também acompanhou o andamento dos trabalhos. A implantação do sistema atende a um pedido do poder concedente e teve o aval da Ageman que tem realizado inspeções periódicas para garantir que a empresa cumpra o cronograma previsto. As obras começaram em outubro e a previsão de conclusão é para o final do ano, no entanto, o abastecimento no local ainda vem sendo feito por meio de carros-pipa.

A empresa Águas de Manaus está implantando 7.830 metros de rede de distribuição de água no local. O novo sistema ainda contará com um Centro de Produção de Água Subterrânea (CPAS), que consiste em um poço tubular com 200 metros de profundidade e um reservatório com capacidade para 300 mil litros de água tratada na região.

Ageman/Divulgação

Para acompanhar o crescimento vegetativo da cidade, a Águas de Manaus vem atuando em expansões de rede em diversos pontos da cidade, especialmente na região do Tarumã. No fim do ano passado, foi iniciado um sistema para levar água até as comunidades Parque Solimões, Parque Riachuelo I, II e Portal Tarumã, também na zona Oeste. No total, serão implantados 27,5 quilômetros de novas redes, três poços e um reservatório de 2,5 milhões de litros de água potável, que devem beneficiar 12 mil moradores nas duas localidades.

Todas as obras de expansão de rede estão previstas no contrato com a empresa concessionária, fiscalizado pela Ageman. “Nós estamos universalizando os serviços de abastecimento, com água de qualidade, trazendo dignidade a essa população”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.