Quem Somos

A Associação Brasileira de Agências Reguladoras – ABAR foi fundada em 8 de abril de 1999. É uma entidade de direito privado, criada sob a forma de associação civil, sem fins lucrativos e de natureza não partidária. Seu objetivo é promover a mútua colaboração entre as associadas e os poderes públicos, na busca do aprimoramento da regulação e da capacidade técnica, contribuindo para o avanço e consolidação da atividade regulatória em todo Brasil.

A defesa institucional das agências sempre mereceu destaque, em especial na busca por autonomia e independência. A formação e manutenção de grupos de entidades representativas em defesa da regulação é uma prioridade.

Ao longo dos anos, a ABAR tem investido na difusão do conhecimento da regulação no Brasil. Além de ter uma agenda repleta de cursos e workshops por todo o país, a cada dois anos realiza o Congresso Brasileiro de Regulação, que se constitui em ponto culminante das atividades da associação.

Quais as vantagens de ser um Associado à ABAR?

1. A ABAR, por meio da sua atuação junto ao Parlamento e ao Poder Executivo Federal, identifica as Propostas e Projetos nos quais a Regulação e a Ação das Agências Reguladoras poderão necessitar de aperfeiçoamentos e ajustes para que estas ações sejam implantadas considerando a importância da Atividade Reguladora para o seu completo êxito junto aos entes regulados e a sociedade.

2. A ABAR proporciona ações de capacitação e aperfeiçoamento profissional aos servidores e dirigentes das Agências Associadas (calendário de eventos, seminários, congressos, entre outros) a valores diferenciados para os seus associados, inclusive por vídeo conferência, visando o permanente aperfeiçoamento destes profissionais nos assuntos que são tratados no dia a dia das Agências Reguladoras;

3. A ABAR possui Câmaras Técnicas constituídas por servidores e dirigentes das Agências Associadas para a discussão dos temas/assuntos atuais dos diversos segmentos regulados de nossa economia, como Saneamento Básico, Recursos Hídricos, Energia, Transportes, Aspectos Jurídicos e Institucionais da Regulação. Estes eventos são fechados à participação externa, voltados somente para os membros representativos das Agências Associadas.

4.  A ABAR repercute em suas mídias os fatos e notícias advindas das Agências Reguladoras associadas, para que todas as ações implementadas nestas Agências possam repercutir nas mídias nacionais e internacionais que tratam da Pauta Regulatória.

5. A ABAR possui Acordos e Termos de Cooperação Técnica, além de participar de Instituições internacionalmente reconhecidas, como Conselho Mundial da Água – WWC. A ABAR é partícipe de Acordo de Cooperação com a WAREG , instituição que trata da Regulação da Água em 25 países na Europa, o que facilita visitas técnicas e ações de parceria com os seus entes associados nestes países. A ABAR é membro da Diretoria da ADERASA, ente que reúne 20 Agentes Reguladores da América Latina, Central e África, com atuação no segmento de Saneamento Básico e Recursos Hídricos. A ABAR assinou Memorando de Entendimento com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil – LINEC, entidade portuguesa com expertise em projetos de Saneamento Básico, dentre outras iniciativas regulatórias. Todos esses Acordos e Assentos ora ocupados pela ABAR favorecem a participação das Agências Associadas em eventos no Brasil e no exterior, além de facilitar a presença em eventos nacionais e internacionais, favorecendo o planejamento de visitas técnicas a diversos países, visando o acesso a informações atualizadas;

6. A ABAR possui ações junto a Entes de Governo tais como; Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério das Minas e Energia, Secretaria de Programa de Parceria e Investimentos, dentre outros, desenvolvendo atividades de interesse das Agências Reguladoras Associadas, nas áreas de atuação regulatória destas Agências;

7. A ABAR possui uma Assessoria Parlamentar e de Imprensa que está à disposição para a busca de assuntos/temáticas de interesse das Agências Associadas que sejam relevantes acerca da temática Regulatória.

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.