Primeiro lugar: ouvidoria da ARCE é a melhor do Ceará

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Saiu o resultado da Avaliação de Desempenho das Ouvidorias do Estado do Ceará, realizada pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), referente ao ano de 2018. O primeiro lugar ficou com a  ouvidoria da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). A avaliação acontece semestralmente, sendo que os critérios e procedimentos para análise obedecem ao Decreto nº 30.938, de 10 de julho de 2012.  A iniciativa tem como objetivo identificar e aferir as ações e resultados das ouvidorias do Poder Executivo Estadual, considerando as variáveis, metas e indicadores associados às atividades desenvolvidas pelas  setoriais durante o ano todo. A partir dos dados coletados e analisados na plataforma Ceará Transparente e das informações extraídas dos relatórios periódicos das ouvidorias setoriais, além das conclusões das visitas técnicas, torna-se possível consolidar o resultado final.

É importante salientar que cada ouvidoria é dividida de acordo com o número de manifestações registradas por ano. Assim, as ouvidorias setoriais que recebem e consolidam até 300 manifestações no ano, pertencem ao Tipo 1; as que ficam entre 301 e 1000, pertencem ao Tipo 2;  e, por fim, as ouvidorias do Tipo 3 são aquelas que registram e consolidam acima de 1000 manifestações/ano. Após a apresentação dos números, o resultado da avaliação das ouvidorias no Tipo 1 apontou a Arce como a única setorial com nota máxima em todos os quesitos. Durante os trabalhos de avaliação, os julgadores observaram a resolutividade das demandas, a pontualidade no envio do relatório de ouvidoria, a infraestrutura e até a composição da equipe, além de ações e projetos propostos pelo setor.

“Mais uma vez a Ouvidoria demonstra a sua competência e obtém o reconhecimento de sua expertise. Isso nos motiva a prestar um serviço com a qualidade que a população merece, sempre buscando o aperfeiçoamento”, diz Fernando Alfredo Franco, presidente do Conselho Diretor da Arce.  A ouvidora da Arce, Daniela Cambraia, ressalta que “produtividade e resultados só são bem vindos se aliados à qualidade da resposta ao usuário e principalmente à sua satisfação”. Ela finaliza dizendo que “a busca de um melhor atendimento é um desafio diário e que isso obriga a equipe a atuar com criatividade e inovação”.

Um total de 60 ouvidorias participou do certame. As outras vencedoras foram assim classificadas: na categoria Tipo 2, a ouvidoria melhor colocada foi a da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) com nota 9,236. Já entre as setoriais de Tipo 3, a ouvidoria da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) obteve o primeiro lugar na categoria, com nota 9,400. A pontuação que determina as setoriais por desempenho vai de 0 a 10. A classificação das ouvidorias com melhor atuação na Avaliação de Desempenho 2018 é levada em consideração na hora de  apontar os homenageados durante o evento do Dia do Ouvidor, a ser realizado este mês, com data ainda a ser definida.