O VIII Congresso Brasileiro de Regulação, em Fortaleza-CE, de 19 a 23 de agosto de 2013, foi escolhido para o lançamento da publicação de quatro livros. O lançamento ocorrerá no dia 20 de agosto, ás 13h30 durante o almoço.

“Regulação do Saneamento Básico” é o titulo do mais novo livro dos especialistas, Alceu de Castro Galvão Junior, Alisson José Maia Melo e Mario Augusto Parente Monteiro, que tratam de diferentes aspectos, técnicos, jurídicos e econômicos, relacionados à regulação dos serviços de saneamento básico.

Já a obra dos autores Hugo Sergio de Oliveira, Martin Pardina e Juan Tarelli, “Regulação Econômico- Financeiro- O Caso do Estado de São Paulo”, aborda o processo de revisão tarifário da SABESP conduzido pela ARSESP sob duas perspectivas: por um lado, analisa o estado das artes da regulação no Brasil e, por outro, a aplicação dos principais conceitos da regulação econômica para o setor de saneamento a um caso concreto.

Os autores Carlos Oliveira Cruz e Rui Cunha Marques, irão lançar o livro “O Estado e as Parcerias Público-Privada”. Este livro é uma oportunidade para se esclarecer e perceber o que são as PPP, para que servem, como foram feitas, quais foram os ganhos e os gastos envolvidos, quem perdeu e quem ganhou. Os autores destacam ainda que a leitura desse livro é fundamental para todos aqueles que querem saber como o dinheiro público é gasto e os benefícios que têm em troca.

O livro “As Instituições Econômicas do Capitalismo” (The Economic Institutions of Capitalism) que também será lançado durante o VIII Congresso Brasileiro de Regulação está nos primeiros lugares entre as obras mais citadas em todas as ciências sociais na atualidade. È um verdadeiro marco na análise da Economia, do Direito e das Organizações, assim como na regulação dos diversos setores de infraestrutura, como o saneamento, a energia, os transportes e as telecomunicações na prática antitruste e nas políticas públicas.