José Bento, da ADASA, fala sobre X FIAR

480

Essa semana a ABAR conversou com o Sr. José Bento da Rocha, integrante técnico do grupo de Infraestrutura Verde, ente participante da ADERASA (Associação de Entes Reguladores de Água e Saneamento das Américas), associação que promove este ano o X Fórum Ibero-americano de Regulação no Brasil, com o apoio da ABAR.

O FIAR ocorrerá nos dias 25 e 26 próximos, antecedendo o X Congresso Brasileiro de Regulação (27 a 29), ambos em Florianópolis/SC.

Detalhes sobre a programação de ambos os eventos você confere aqui e aqui.

 


ABAR: O FIAR já se encontra em sua décima edição, o que mostra o sucesso da proposta. Quais expectativas para esta edição e qual bagagem trazida das anteriores?

José: Do ponto de vista da Infraestrutura Verde, a expectativa é principalmente seguir tornando mais conhecida esta nova alternativa para a conservação das bacias abastecedoras. Mais do que uma alternativa isolada, os investimentos em Infraestrutura Verde representam uma opção complementar à Infraestrutura cinza, buscando soluções integradas para o abastecimento de grandes e pequenas cidades, mantendo a sustentabilidade das bacias. Vários trabalhos, cursos e estudos, foram realizados durante este período e os resultados compartilhados no FIAR. Do ponto de vista geral, as expectativas são muito boas também, principalmente em função do momento propício para as discussões com a aproximação do Fórum Mundial da Água.

ABAR: Por que o Brasil foi escolhido para sediar o evento este ano?

José: Certamente temos algumas razões, entretanto a mais destacada é a realização do 8º Fórum Mundial da Água no Brasil (Brasília/DF) em 2018. Trata-se de uma oportunidade ímpar de acentuar as discussões acerca de vários assuntos de interesse da ADERASA em um momento em que as pessoas já estão mobilizadas e abertas para a discussão.

ABAR: O senhor poderia falar um pouco sobre o formato das discussões e da programação do FIAR para este ano?

José: Em sua maioria serão num formato que ser pode chamar de show cases, pois retratam situações vividas por seus interlocutores, compartilhando desafios, soluções e resultados. Este formato privilegia a troca de experiências e a formação de parcerias para pessoas e organizações que enfrentam situações similares.