Economista Luigi Troisi assume presidência da Agenersa

634

O economista Luigi Eduardo Troisi foi designado pelo governador do Estado do Rio, Wilson Witzel, para exercer interinamente as funções de Presidente do Conselho Diretor (CODIR) da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa). A Decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (11/07) (página 1, Parte I). Luigi já foi vice-presidente da Agenersa por duas ocasiões e também é diretor da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR).

Segundo mandato no CODIR
O conselheiro Luigi tomou posse no CODIR pela primeira vez no dia 09 de maio de 2012, com mandato válido até 2016. Neste mesmo ano, foi reconduzido ao cargo por unanimidade pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) no dia 05 de maio, sendo a sua nomeação publicada no Diário Oficial do Estado seis dias depois, com validade de quatro anos a contar do dia 09 de maio de 2016.

Com MBA em Formação Política e Processo Legislativo pelo Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios (IBGEN) / Escola do Legislativo do Rio de Janeiro (Elerj), Luigi Troisi é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduado em Direito Administrativo pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).

Luigi Troisi vai exercer a função de Presidente da Agenersa na vaga de José Bismarck Vianna de Souza, que encerrou suas atividades no último dia 20 de junho, após oito anos à frente do CODIR.

ABAR
Desde fevereiro de 2018, o novo conselheiro-presidente da Agenersa é diretor da ABAR, entidade de direito privado, sem fins lucrativos e de natureza não partidária, que tem como objetivo promover a mútua colaboração entre as agências reguladoras associadas e os poderes públicos, na busca do aprimoramento da regulação e da capacidade técnica, contribuindo para o avanço e consolidação da atividade regulatória em todo Brasil.