‘É fundamental a capacitação de funcionários das agências’, diz economista Hélio Queiroz

158

Dando continuidade à programação do ciclo de seminários e palestras sobre regulação que o Conselho Diretor agendou dentro das propostas da agência para as metas dos 100 primeiros dias do Governo Wilson Witzel, a Agenersa recebeu na manhã desta quarta-feira (20/03) o ex-diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), economista Helder Queiroz Pinto Júnior.

Além de apresentar a história, referências regulatórias e a evolução do papel do regulador, o doutor em Economia Aplicada pelo Instituto de Economia e Política de Energia/Universidade de Grenoble, na França, mostrou que diante dos muitos desafios, há consenso de características desejáveis para o bom desempenho das agências reguladoras: autonomia decisória, financeira e gerencial; transparência; prestação de contas; competência, escopo e abrangência da atuação definidos; fontes de informação especializada para empresas, consumidores e governo; e excelência técnica.

Para o professor adjunto do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), é importante que as agências busquem inovação e flexibilidade da capacidade de adaptação para que possam garantir credibilidade, que vem da excelência técnica. “As agências têm que ter conhecimento especializado em suas áreas de atuação porque as empresas sempre têm conhecimento específico mais forte e atualizado, sobretudo no desenvolvimento tecnológico. Por isso, é fundamental a capacitação dos servidores das agências porque eles têm que estar completamente na mesma linha de discussão das empresas”, declarou.

Estiveram presentes o presidente da Agenersa, José Bismarck Vianna de Souza, os conselheiros Silvio Santos, José Carlos Araújo e Luigi Troisi, que é o coordenador do ciclo de palestras. Funcionários da Agenersa, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda (SEDEGER) e das concessionárias também participaram do evento.

Próximo encontro debaterá saneamento

O próximo encontro do ciclo de palestras será dia 03 de abril, das 10h às 12h, também no auditório do 23º andar da Agenersa. O tema saneamento estará em debate. “Nós vamos trazer gerentes de outras agências estaduais e municipais para falar sobre os aspectos jurídicos e práticos na regulação do saneamento básico”, informou Luigi Troisi.