Christian de Castro Oliveira é nomeado diretor-presidente da ANCINE

229

Foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 3 de janeiro, a nomeação de Christian de Castro Oliveira para exercer o cargo de diretor-presidente da ANCINE. Ele terá mandato até o dia 19 de outubro de 2021 e assumirá as funções antes exercidas de forma interina por Debora Ivanov, que continua na Diretoria Colegiada da Agência.

Christian cursou Engenharia Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), graduando-se em Engenharia de Produção na UNIP, com pós-graduação em Film & Television Business e mestrado em Gestão do Conhecimento na Coppe, UFRJ. Iniciou a carreira no mercado financeiro nos anos 1990. A atuação no mercado cinematográfico começou quando fundou, com seu irmão, o roteirista e diretor Erik de Castro, a BSB Cinema Produções. Na empresa, assinou a produção de filmes como “Senta a Pua!”, “A Cobra Fumou” e “Federal”.

Christian foi diretor das distribuidoras Vereda Filmes e Lumière, assessor da diretoria da ANCINE, diretor comercial da RioFilme, CEO da Luz Mágica Produções Audiovisuais, membro do Conselho de Administração das produtoras Glaz Entretenimento e Oca Animation e diretor da Luminosidade, pela Inbrands. Também atuou como consultor na capacitação de mais de 120 empresas inovadoras em diversos setores da economia e na estruturação de dezenas de empresas de economia criativa.

“É uma honra poder liderar a Agência a enfrentar os desafios que temos pela frente. O Brasil tem tudo para se tornar um dos cinco maiores mercados de audiovisual do mundo em 10 anos a partir da consolidação de uma indústria audiovisual saudável e bem estruturada, com espaço para todos, com liberdade, transparência, diálogo, eficiência e eficácia.”