Câmaras Técnicas da Abar iniciam trabalhos com superação de público

307
Abertura CTSan.

Nesta quinta-feira (7), ocorreram a abertura e as primeiras atividades das Câmaras Técnicas da Associação Brasileira das Agências de Regulação (Abar), na cidade de Salvador, Bahia. O público esperado inicialmente era de 120 pessoas, entretanto, o evento superou as expectativas e recebeu 184 integrantes.

Representantes das agências e do Estado participaram da solenidade, a mesa foi ocupada por: Leonardo Góes, secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS); Rogério Cedraz, presidente da empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa); Walter Antônio, diretor da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa); Fábio Alho, presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e Fernando Alfredo Franco, presidente da Abar.

O anfitrião baiano, Walter Antônio, saudou aos colegas de agência e da mesa e citou a alegria de receber em sua cidade a reunião e parabenizou o presidente da Abar. “A gente fica feliz em sediar esse evento e receber pessoas de todo o país. Vamos discutir assuntos totalmente técnicos, visando cada vez mais qualificar os trabalhos das agências reguladoras. Quero destacar Fernando Franco, ele que tem realizado um excelente trabalho à frente da Abar, que há mais de 20 anos tem cumprido um importante papel, seja na capacitação, realização de congressos e seminários e, também, de eventos como este que está ocorrendo aqui”, diz.

Fernando Franco pontuou a relevância do encontro. “Esse evento é o terceiro que fizemos no ano e precisamos dizer a importância disso. São em momentos como este que conseguimos trazer para todos os servidores e gestores o aperfeiçoamento e a troca de experiências exitosas entre as agências. Esse momento é de engrandecimento na regulação. Nesta edição, batemos recorde de inscritos, foram 184 e isso se deve muito a sua organização e ao estado da Bahia”, elogiando Walter e sua agência Agersa.

Aprendizado

Deixando o estado do Paraná para assistir aos conteúdos ministrados na reunião de Câmaras Técnicas, Candido Anderson Kaminski, especialista econômico-financeiro da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), comemora a iniciativa. “É uma oportunidade de conhecimento e de interação com as outras agências. Temos contato com o público e com as apresentações dos cases de sucesso. O importante é levar todo esse conhecimento e aplicar nas nossas agências e entidades que são reguladas em nossos estados. Acredito que isso terá um bom resultado, o compartilhamento de informações é muito importante entre todos”.

A analista jurídica Vera Lúcia Pontes da Agência Tocantinense de Regulação (ATR) comenta sobre o aprendizado. “Nós viemos do Tocantins para participar e está sendo muito proveitoso, são várias questões técnicas atualizadas. Estávamos na Câmara Técnica Jurídica com o professor da UERG, o doutor Felipe, na qual aprendemos bastante com ele. Dentro desta perspectiva de estarmos atualizando tecnicamente na área de regulação que estamos aqui. Espero que a Abar continue fazendo mais eventos como este, pois todas as agências reguladoras tem muito a ganhar”, afirma a servidora.

Também contente com a participação dos profissionais e superação de público, o diretor da Abar, no estado do Rio Grande do Norte, Getúlio Ribeiro, relembra que o momento é de extrema importância para a discussão. “Muito boa a participação de todos os associados da Abar e de todas as agências reguladoras do Brasil aqui presentes. Vários aspectos técnicos foram abordados de forma muito assertiva por profissionais e professores, além de funcionários trocando experiências que servem de subsídio para as agências reguladoras desempenham seus trabalhos com eficácia. Sobretudo, neste momento de votação do PL que está em análise no Congresso e que envolve todo o segmento. É de grande valia a participação de todos neste evento”.