ARSAM inicia operação para fiscalizar os serviços da Cigás nos municípios do Amazonas

77

Na tarde desta segunda-feira (06/08) a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam), iniciou uma operação para acompanhar e fiscalizar os serviços prestados pela Cigás nas Usinas Termelétricas nos municípios do Amazonas. A primeira parada foi em Codajás (a 240 quilômetros da capital), a equipe técnica dos engenheiros, estiveram presentes nas dependências da usina para verificar o serviço de manutenção na Estação de Regulagem de Pressão (Erp) de gás natural. A fiscalização se estendeu até quarta-feira (08/08).

A Usina Termelétrica (UTE) é uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica a partir da energia  liberada por produtos que possam gerar calor, como óleo combustível, óleo diesel, gás natural, urânio enriquecido e carvão natural. Codajás e Anori são dois dos quatro municípios do Amazonas que possuem usinas termelétricas que utilizam o gás natural como matéria-prima para produção de energia.

Entre as competências da Agência Reguladora está a de regular, controlar e fiscalizar com excelência a prestação dos serviços de gás canalizado e as demais atividades relacionadas para a distribuição do gás no Estado do Amazonas, com o amparo no decreto no 30.776. Além disso, cabe ao Poder Concedente, o Estado, por intermédio da Arsam, exigir que a prestação dos serviços cumpra seu papel como fator de desenvolvimento social por meio do atendimento da demanda e plena adequação ambiental.

Imagem: ARSAM