ARIS: Reunião trata sobre o programa TRATAsan

119

Na manhã da última sexta-feira (20), aconteceu a primeira reunião com o Engenheiro Sanitarista da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento – ARIS, escritório de Chapecó, Valdir Eduardo Olivo, para tratar sobre os encaminhamentos para implementação do Programa TRATAsan “Diagnóstico da situação atual sobre a Gestão do Esgotamento Sanitário”, que irá atender 12 dos nossos municípios (Alto Bela Vista, Arabutã, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Peritiba, Piratuba, Presidente Castello Branco e Xavantina).

Por convite da ARIS o Engenheiro Ambiental Ezequiel Canton, que trabalhou no diagnóstico do município de Águas de Chapecó-SC, participou do encontro repassando a metodologia adotada por eles e as dificuldades encontradas no decorrer dos levantamentos.  “Toda a ajuda e troca de experiência são bem vindas, para elaborarmos da melhor forma a nossa metodologia de trabalho e obtermos um diagnóstico efetivo”, apontou a Engenheira Ambiental do Consórcio Lambari Jéssica Cosmann.

A equipe do Consórcio Lambari vai iniciar os trabalhos ainda na primeira quinzena de agosto, e conforme cronograma, no prazo de 12 meses devem ter tudo concluído. O Programa propõe o estabelecimento de medidas que possibilitem avaliar as condições da destinação de esgotamento sanitário de todas as edificações urbanas.  Posteriormente, serão apresentadas alternativas para a readequação de sistemas existente, propondo ações de implantação e instalação progressiva e gradual, de soluções coletivas e individuais para o tratamento de esgoto sanitário. As alternativas terão como objetivo a adequação das ações já estabelecidas nos Planos de Saneamento Básico Municipal.