ARES-PCJ – Projeto Gota d’Água 2019 tem como tema “Desafio Água e Saneamento – Sua gota faz a diferença”

228

O Consórcio PCJ por meio do seu Programa de Educação e Sensibilização Ambiental iniciará no dia 19 de março o Projeto Gota d’Água 2019 com o tema “Desafio Água e Saneamento – Sua gota faz a diferença”, com a abertura oficial das atividades ocorrendo em Americana (SP). Esse ano o projeto conta com o apoio da Agência Reguladora PCJ  (ARES-PCJ) que permitirá a expansão das atividades para 20 novos municípios da área de atuação da Agência.

O objetivo do tema de 2019 é debater com os participantes problemas e soluções voltadas à universalização do saneamento básico e à gestão sustentável da água, envolvendo o público formal, composto por estudantes das escolas públicas, e o público não-formal, que envolve a comunidade.

A agenda de capacitações prevê além da abertura oficial no dia 19 de março, na sede da ARES-PCJ, em Americana (SP), mais 10 encontros: no dia 03 de abril, acontece o 1° Encontro Regional que será realizado em Amparo (SP); dia 17 de abril é a vez de Atibaia receber o Projeto; dia 24 do mesmo mês o 3° Encontro será em Campinas (SP). Os demais estão previstos para ocorrer em Indaiatuba (08/05), Limeira (15/05), Piracicaba (22/05), Pirassununga (29/05), Ribeirão Preto (06/06), São Carlos (26/06) e Sorocaba (03/07).

A agenda completa com data e local das capacitações serão liberadas com o avançar das capacitações e poderão ser acompanhadas pelo site do Consórcio PCJ (www.agua.org.br). As informações detalhadas sobre o Gota d’Água 2019 já estão na página do Programa de Educação Ambiental e podem ser conferidas clicando aqui.

Para a abertura do Projeto em 19 de março, o Consórcio PCJ convidou para palestrar dois representantes do Instituto Trata Brasil: Rubens Filho, que abordará sobre os desafios da gestão da água e saneamento no Brasil, e Edna Cardoso, que discorrerá sobre educação ambiental aliada ao saneamento básico.

A expectativa é aumentar o engajamento da comunidade com questões ligadas à Educação Ambiental voltada à gestão de recursos hídricos. “Não há como dissociar a população local no processo de construção de conhecimento sobre o meio ambiente a qual ela está inserida e quais os impactos que sua ação nesse meio provoca. O Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ completa 25 anos de atuação com esse grande desafio, o de expandir ainda mais o trabalho de sensibilização sobre o trato da água”, comenta a gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação Ambiental, Andréa Borges.

Ao final de 2019, ocorrerá o Seminário de avaliação, no qual os municípios participantes terão de desenvolver vídeos de até três minutos contando os resultados obtidos com o projeto a uma banca avaliadora, que entregará os prêmios de “Destaques do Ano” e “Sua Gota faz a Diferença” às melhores iniciativas.

A expectativa do Consórcio PCJ é que o Projeto Gota d’Água fomente nesse ano a capacidade criativa e inventiva nos alunos com foco na busca por soluções para a gestão da água e saneamento, baseadas na natureza. Por ano, uma média de 200 mil pessoas são capacitadas pelo projeto Gota d’Água. Em 2019, a entidade espera ampliar esse número com o incremento de novas cidades por meio da parceria com a ARES-PCJ.