ANTAQ e Marinha do Brasil firmam acordo de cooperação técnica

46

O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, Adalberto Tokarski, e o chefe do Estado Maior da Armada, almirante de esquadra, Luiz Guilherme Sá de Gusmão, assinaram, nessa segunda-feira (9), acordo de cooperação técnica para execução de atividades conjuntas em prol do transporte e da segurança do tráfego aquaviários. A assinatura ocorreu na sede do Comando da Armada, em Brasília, e contou também com a participação dos diretores da Agência, Mário Povia e Francisval Mendes, e de oficiais comandantes daquela instituição militar.

Pelo acordo, ANTAQ e Marinha do Brasil deverão estimular e implementar apoio técnico-gerencial e logístico na fiscalização do funcionamento e da prestação dos serviços das empresas de navegação interior, cabotagem, longo curso, apoio marítimo e portuário, bem como no controle e na interdição das embarcações empregadas nas navegações reguladas pela ANTAQ.

As duas instituições deverão ainda promover vistorias e inspeções técnicas nas embarcações em construção em estaleiros nacionais, em proveito dos processos de outorga de autorização para prestação de serviços de transporte aquaviário, e realizar estudos, pesquisas, e produção de material técnico sobre o transporte, infraestrutura e a segurança do tráfego aquaviário, entre outras ações.

Durante a assinatura do acordo de cooperação técnica, o diretor-geral da ANTAQ e o chefe do Estado Maior da Armada conversaram sobre as parcerias que estão em andamento entre as duas instituições, voltadas para segurança da navegação.

Leia mais aqui.