ANCINE: Segunda edição do Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual acontece no dia 4 de julho

94

A ANCINE realiza no próximo dia 4 de julho, o segundo Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual, em parceria com o SESC- SP.  O evento faz parte da programação do 1º FIM – Festival Internacional de Mulheres, que conta com duas mostras competitivas e programas especiais com filmes sobre protagonismo feminino.

Idealizado pela diretora da ANCINE, Debora Ivanov, e planejado pela Comissão de Gênero e Raça da Agência, o seminário irá abordar as políticas públicas e as ações da sociedade civil no Brasil e no mundo que propõem a redução da desigualdade de gênero no setor e que buscam dar mais voz e visibilidade às mulheres no mercado audiovisual.

Esta segunda edição do evento contará com duas influentes ativistas estadunidenses que militam pela causa:

  • Fanshen Cox – atriz, produtora e uma das criadoras do “Inclusion Rider”, iniciativa que propõe uma “cláusula de equidade”, que os atores podem exigir como parte de seu contrato, estipulando que a narrativa do filme e as equipes de trabalho por trás dele reflitam a diversidade existente na sociedade.
  • Mercedes Cooper – Diretora de Marketing da ARRAY, empresa fundada pela cineasta Ava DuVernay para a distribuição e divulgação de filmes produzidos por mulheres e pessoas negras.

Após a apresentação individual das convidadas internacionais no painel “Sociedade Civil e Empresas em Prol da Diversidade – A experiência norte-americana”, o Seminário seguirá com mais quatro mesas: (1) Panorama da diversidade na TV e no Vídeo por Demanda; (2) Panorama da diversidade na publicidade brasileira; (3) Mudando a percepção sobre o assédio; (4) Apresentação e assinatura do Pacto Anti-Assédio do setor audiovisual.

Os encontros contarão com a participação de cineastas, roteiristas, representantes dos movimentos feministas Think Eva; Think Olga; Free the bid; More Girls e Plataforma Hysteria; além de porta-vozes de empresas do mercado audiovisual como Canal Brasil, Netflix, GNT, Viva e Globo Mais; e de advogados do setor.

A inscrição para participar do evento gratuito pode ser feita no site do Sesc.

As vagas são limitadas.

Acesse aqui a programação completa.  

Serviço:
Data: quarta-feira, 4 de julho
Local: Cine SESC – SP (Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César)
Horário:  9h30 às 18h