ANCINE se reúne com representantes da indústria do audiovisual

25

Representantes do setor do audiovisual se reuniram pela primeira vez com a composição completa da Diretoria Colegiada da Ancine na manhã desta quarta-feira, 11 de julho.

Prosseguindo com o compromisso de manter um canal permanente de interlocução com o mercado, o diretor-presidente da agência, Christian de Castro, e os diretores Alex Braga, Debora Ivanov e Mariana Ribas, conversaram com dirigentes dos sindicatos do audiovisual sobre o plano de ação que está sendo construído na agência para dar mais transparência, agilidade e segurança à administração do FSA e como vêm sendo conduzidas as conversas com o Tribunal de Contas da União (TCU).

O diretor-presidente abriu a audiência informando que a decisão de aperfeiçoar, agilizar e dar mais transparência aos processos da agência vem desde o início da nova gestão, e que a necessidade de reforço das áreas de fomento é algo sabido e identificado na agência e ainda em dezembro do ano passado foi apresentado formalmente à DC, ou seja, anterior às primeiras reuniões com os ministros do TCU realizadas em Brasília e na Secretaria de Controle Externo do Rio de Janeiro (SecEX-RJ). Ele expôs as medidas de ajustes visando a melhoria dos processos, que possuem três linhas de apresentação e acompanhamento: revisão do modelo de prestação de contas; ajustes na gestão interna da ANCINE, envolvendo fluxo de processos internos e sistemas e regramento regulatório, com vistas à otimização e, por fim, a superação do passivo para prestação de contas.

Christian de Castro deixou claro que o modelo de superação do passivo levará em conta os regramentos de cada período estabelecido anteriormente, não impactando projetos em andamento. Disse ainda que a agência está trabalhando incessante e estrategicamente nos ajustes de instruções normativas para dar mais celeridade ao processo e ao mesmo tempo torná-lo de mais fácil controle, com maior transparência e clareza.

Participaram do encontro, além da Diretoria Colegiada da ANCINE, João Tikhomiroff e Fabiano Gullane, do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP); Paulo Schmidt, da Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO); Marco Altberg e Mauro Garcia, representando a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI); Glaucia Camargos e Leonardo Edde, do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (SICAV). Pela Ancine, estiveram presentes o secretário de desenvolvimento econômico, Ricardo Pecorari, o coordenador de prestação de contas, Luís Maurício Bortolotti, o chefe de gabinete da Presidência, Juliano Vianna, e o membro do gabinete, Magno Maranhão Junior.

Leia mais aqui.