ANCINE informatiza e agiliza processo de prestação de contas

265

A ANCINE informa que a partir de janeiro de 2019 será implementada versão online do Sistema de Triagem Financeira (STR), pelo qual será possível encaminhar informações financeiras dos projetos geridos pela Agência de forma automatizada. Desenvolvido em uma plataforma que permite acesso de todas as regiões do país, o sistema permitirá maior agilidade na análise na prestação de contas e aumento da transparência da execução dos recursos públicos.

“Nessa padronização vamos trazer uma nova forma de encaminhar as informações acerca da execução de projetos. O STR permitirá que a proponente possa corrigir grande parte dos erros encontrados nos documentos encaminhados para análise, e desta forma reduzir o fluxo de diligências e o tempo de análise das prestações de contas”, explicou o Coordenador de Prestação de Contas da Superintendência de Fomento, Maurício Bortoloti.

Como funciona o STR
Uma vez cadastrada no SAD – Sistema Ancine Digital, a proponente deverá escolher o campo “Outros Serviços” para iniciar a inclusão das planilhas relacionadas a prestação de contas. O envio de planilhas para a ANCINE será realizado por meio de nº do SALIC ou do nº do processo administrativo.

Selecionado o projeto, três tipos de planilhas de prestação de contas deverão ser incluídas individualmente:
– Demonstrativo Orçamentário;
– Relações de Pagamentos (todas as Relações de Pagamentos, incluindo a(s) de contrapartida;
– Demonstrativo(s) do(s) Extrato(s) da(s) Conta(s) Corrente(s) (todas as contas de captação e movimentação.

Com essa nova forma de envio dos documentos à ANCINE, a área de prestação de contas poderá analisar de forma rápida as possíveis incongruências na execução dos projetos e identificar divergências na aplicação de recursos.

Veja aqui o Manual do Sistema de Triagem Financeira (STR)