Agenersa representa ABAR em seminário sobre transporte público no RJ

529
Foto: Claunir Tavares (PGE) e Agetransp

O conselheiro da Agenersa e diretor da ABAR, Luigi Troisi, representou o presidente da Associação, Fernando Franco, na abertura do seminário Diálogo Regulatório: prevenção de riscos e gestão de situações emergenciais no sistema de transporte público de alta capacidade. Promovido pela Agetransp, o evento reuniu cerca de 200 pessoas para debater o tema com a sociedade e especialistas nessa quarta-feira (23/05), no auditório da Procuradoria Geral do Estado, Centro do Rio de Janeiro.

Luigi Troisi aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância da atuação da ABAR no ambiente regulatório brasileiro. “A Agetransp é uma das 60 agências associadas à ABAR, associação que tem o importante papel de representar essas agências e realizar trabalhos essenciais para a consolidação da atividade regulatória no Brasil. A participação de todos nos debates é sempre muito bem vindo porque é com o fortalecimento da regulação brasileira que o país seguirá no rumo do desenvolvimento, trazendo segurança jurídica, que é essencial para os diversos setores regulados do País”, afirmou o diretor, convidando a todos para participar do XI Congresso Brasileiro de Regulação e V ExpoABAR, que serão realizados de 14 a 16 de agosto, em Maceió (AL).

Com o debate, a Agetransp pretende avaliar a inclusão das contribuições apresentadas para aprimorar suas ações no que diz respeito a situações de risco e emergência nos transportes por ela regulados (barcas, trens e metrô).

“Um dos focos da nossa gestão é a transparência. Já realizamos consultas públicas sobre atos normativos da agência e agora queremos ouvir a sociedade para que as pessoas contribuam com a nossa atuação, principalmente em temas importantes, como situações de risco e emergência”, comentou Murilo Leal, conselheiro presidente da Agetransp.

Além dos conselheiros Murilo Leal, Aline Almeida, Carlos Correia e Vicente Loureiro, que atuaram como mediadores nos quatro painéis do seminário, participaram do evento o subprocurador-geral do Estado, Sérgio Neves, o secretário de Estado de Transportes, Delmo Pinho, o procurador Flávio Willeman, o chefe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), tenente-coronel aviador Ivan Pedro Leal Silva, o professor da Coppe-UFRJ, Gerardo Portela, o subsecretário de estado de Defesa Civil, Marcelo Herr, o subsecretário de comando e controle da secretaria de Estado de Polícia Militar, coronel George Freitas, o procurador da Agetransp, Mário Eduardo Macêdo Moura Neto, o professor da UERJ, Carlos Serman, o chefe-executivo do Centro de Operações Rio, Alexandre Cardeman, o tenente-coronel Alexandre Silveira de Souza, da Defesa Civil estadual, além dos representantes das concessionárias: Maria Dulce de Castro (SuperVia), Diego Garcia (Metrô Rio) e Tiago Terra (CCR Barcas).