Agenersa anuncia criação de grupo de trabalho para coordenar ações administrativas necessárias para fiscalização da Light e Enel

326

O presidente da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) Luigi Troisi anunciou a criação de um grupo de trabalho (GT) para coordenar ações administrativas necessárias para regulação e fiscalização das concessionárias de energia elétrica Light e Enel no Estado do Rio. A declaração foi dada durante o 16º Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (ENASE) que acontece nesta quarta-feira (28/08) e quinta (29/08) no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, onde foi divulgada a assinatura de um Acordo de Interesses entre o Governo do Rio de Janeiro e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para a Agenersa fiscalizar a Light e Enel.

O Acordo de Interesses, assinado pelo vice-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e pelo diretor-geral da ANEEL, André Pepitone, é o primeiro passo para o Convênio de Cooperação que a agência federal pretende firmar com o governo estadual para a descentralização das atividades que abrangem, preferencialmente, a fiscalização, o apoio à regulação dos serviços e instalações de energia elétrica e a mediação de problemas e soluções entre as concessionárias e, também, entre estas e os consumidores, por meio da Ouvidoria. Com o convênio, a Agenersa pode ser a responsável por parte das atividades de regulação do setor de energia elétrica no Estado do Rio.

 “Esta assinatura é um instrumento inicial em que o Governo Estadual demonstra seu interesse para que a Agenersa fiscalize as atividades da Light e da Enel no Estado do Rio. Para assumir essa atividade nós teremos que fazer adaptações na agência, por isso criaremos um grupo de trabalho para coordenar e planejar as ações administrativas necessárias para mais este trabalho”, explica o conselheiro-presidente da Agenersa, que também é diretor da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR).

Leia mais.