ABAR reúne artigos inéditos para avanço do saneamento básico

198

A Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) lança neste XI Congresso Brasileiro de Regulação, que ocorre em Maceió, a Coletânea Regulação do Saneamento Básico. Ela traz artigos inéditos sobre o setor. Os textos, que abordam temas em evidência no Brasil e no exterior, são escritos pelos principais atores do mercado e da academia.

A versão digital do livro está disponível na Biblioteca ABAR, mas você também pode clicar aqui e baixar diretamente.

Um exemplo disso é o artigo “A crise hídrica e a atuação da regulação do saneamento”, que reúne especialistas de agências dos estados de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo e Ceará. São estados que atravessaram períodos de forte desequilíbrio entre oferta e demanda de água nos últimos anos e agora apresentam diretrizes de atuação que podem ser seguidas por outras agências ao lidar com casos extremos.

A Coletânea Regulação do Saneamento Básico, lançada com parte das homenagens aos 20 anos da ABAR, tem como objetivo apresentar modelos de referência (benchmarking) para todas as agências do país, com trocas de experiências e discussão de temas em alta. O livro surge a partir da atuação da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde (CTSan) da ABAR, referência para o mercado brasileiro em suas reuniões a cada três meses.

Outros artigos em destaque na coletânea tratam de cobrança de tarifas e contabilidade do setor, qualidade dos serviços, eficiência energética, planos municipais, drenagem e manejo de águas pluviais. Há ainda um artigo que trata ainda da metodologia ACERTAR, que visa a melhoria da confiança das informações e indicadores de desempenho do setor de saneamento no Brasil.

O ACERTAR contará também, durante o XI Congresso Brasileiro de Regulação, com a publicação de um Panorama sobre o nível de implementação da metodologia e terá lançado no evento em Maceió um site exclusivo para apoiar a regulação neste grande desafio.

O livro com a Coletânea Regulação do Saneamento Básico busca levar informações que muitas vezes ficam restritas a dirigentes e ao corpo técnico das agências reguladoras para todo e qualquer público interessado no tema.

Assim, a ABAR espera alcançar mais um passo na construção de um ambiente regulatório estável e eficaz, a começar pelo saneamento básico.