ABAR defende agências reguladoras no rádio

239

Atuando na defesa institucional das agências, o presidente da Associação Brasileira das Agências de Regulação (ABAR), Fernando Franco, enviou comunicação na quarta-feira (6) ao jornalista Ricardo Boechat, âncora da rádio BandNews FM.

O jornalista fez críticas à atuação de todas as agências reguladoras no país na terça-feira (5), mas abriu espaço em sua programação para a leitura do comunicado da ABAR. Veja, a seguir, a íntegra da nota enviada por Franco a Boechat:

Caro Boechat,
A partir de suas considerações no programa de terça-feira sobre as agências reguladoras, a Associação Brasileira das Agências de Regulação (ABAR), que representa 58 entidades federais, estaduais, municipais e intermunicipais, procura esclarecer que as agências são fundamentais no mundo todo para a existência de mercados eficientes. Há mais de 20 anos, elas garantem no Brasil: novos investimentos, segurança jurídica dos contratos e equilíbrio entre governos, empresas e consumidores. 
Sabemos, sim, que algumas agências têm sido objeto da cobiça de grupos específicos, desvirtuando os objetivos para os quais foram criadas. Mas ainda faltam ao País sistemas adequados de saneamento básico, gás natural, rodovias, portos, ferrovias, entre outros setores regulados cuja evolução é requisito indispensável para o crescimento sustentável da economia no longo prazo e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. 
A solução, portanto, não é condenar e fragilizar todas as agências, mas fortalecê-las, para que elas possam manter sua autonomia, preservando a saúde dos mercados de serviços públicos e protegendo os consumidores
 
Fernando Franco
Presidente da ABAR