Água e esgoto para todos é tema central da BWW

6

Semana da Água no Brasil reúne 120 especialistas do mundo todo em 30 debates online até a próxima sexta 

Começou nesta segunda-feira, 26 de outubro, a Brazil Water Week – BWW (Semana da Água no Brasil), o mais importante evento internacional sobre água realizado no País. Promovido no formato online pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), a BWW reúne até a sexta-feira, 30 de outubro, especialistas de mais de 16 países para debater o tema água em sua concepção mais ampla, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: Água e Esgoto para todos até 2030.

Esta realização, que já ocorre em outros países, como Suécia e Cingapura, reúne profissionais e empresas do Brasil e de outras nações, envolvendo também a comunidade acadêmica, especialistas e organizações internacionais na discussão de desafios, políticas públicas, soluções e tecnologias para o setor existentes no Brasil e no mundo.

Entre os palestrantes convidados estão seis servidores de agências reguladoras afiliadas à ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação), que participam de debates sobre os mais diversos temas, na qualidade de especialistas em suas respectivas áreas.

No primeiro dia do BWW, Luiz Antônio de Oliveira Júnior, da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do estado de São Paulo (Arsesp), integrou o painel de debatedores sobre “Nível econômico de perdas de água”. Na manhã desta terça-feira, Edgar Perlotti, também da Arsesp, integrou como palestrante a sessão sobre “Base de remuneração regulatória de serviços públicos de água e saneamento: o tratamento regulamentar das PPPs, contratos de desempenho e obras / contratos de serviços tradicionais”.

Daniel Manzi, da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ), foi o mediador da sessão sobre “Gerenciamento de informações e práticas normalizadas”, realizada na tarde desta terça-feira, da qual participou como palestrante Samuel Alves Barbi Costa, da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG).

Samuel Barbi participará ainda de suas outras sessões: “Transformação digital”, na quarta-feira, 28, como coordenador e moderador; e “Monitoramento e relatórios sobre os ODS 6.1, 6,2 e 6.3 – Acesso à água e esgoto”, na sexta-feira, 30, como moderador.

Alceu Galvão, da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), integrará como palestrante o debate sobre “Como a estrutura tarifária pode garantir o acesso universal aos serviços de água e saneamento (subsídios e tarifas sociais)”, na quarta-feira, 28; e Jorge Enoch Furquim Werneck Lima, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa-DF), participará de sessão especial sobre “ANA 20 anos: avanços e desafios para o futuro da regulação de recursos hídricos e saneamento básico”, na sexta-feira, 30.

O BBW realizará ao todo 30 sessões virtuais, divididas em oito temas principais, somando mais de 50 horas de conteúdo online e envolvendo mais de 120 especialistas nos debates.

SERVIÇO

  • Todas as informações sobre o BWW você encontra aqui.
  • Confira a programação geral do evento aqui.
  • O evento acontece em plataforma exclusiva e pode ser acompanhado no canal da ABES no YouTube (aqui).