ABAR realiza curso de Análise do Resultado Regulatório

2

Capacitação oferece maiores explicações sobre as etapas de resultado regulatório.

Nos últimos dias 14 e 15 de outubro, a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) realizou o curso “ARR – Análise do Resultado Regulatório”. O curso foi transmitido pelo aplicativo Zoom que proporciona transmissões à distância com toda segurança.

A capacitação foi direcionada para reguladores federais e supranacionais, especialistas em gestão pública, formuladores de política pública e servidores públicos em geral, e foi ministrada pelos instrutores Carina de Castro Quirino, Michelle Moretzsohn Holperin e Felipe Barboza Pereira.

O curso teve duração de quarenta e duas horas, com o objetivo de ensinar todos os aspectos possíveis relacionais a análise de resultados feitas pelas agências de regulação. Entre a programação do curso, se encontra conteúdos programáticos como a importância da ARR, formatos de ARR, etapas da ARR, alinhamento, comunicação e resultados e impactos nas demais fases da ARR.

O próximo curso promovido pela ABAR já tem data marcada. No dia 29  de outubro, a instituição promove o curso de Gestão Estratégica. Para ter acesso a informações sobre horário, palestrantes, ementa do curso e realizar inscrição, clique aqui.

Carina de Castro Quirino, Pesquisadora do Laboratório de Regulação Econômica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ Reg. Doutora em Direito Público na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Mestre em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ) (2012-2014). Professora substituta de Direito Constitucional/Administrativo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2017-2018).

Michelle Moretzsohn Holperin, Pesquisadora e consultora com interesse nas diferentes formas de atuação reguladora do Estado, em especial na criação e implementação de instrumentos, práticas e organizações regulatórias. Possui graduação em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestrado e doutorado em Administração Pública pela EBAPE/FGV, com período sanduíche no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Atua há mais de 10 anos na elaboração de propostas e condução de pesquisas financiadas por órgãos governamentais, de pesquisa e do terceiro setor. Atualmente dedicada à agenda de melhoria regulatória, incluindo estratégias de simplificação administrativa e análise de impacto regulatório. 

Felipe Barboza Pereira, Doutorando em Ciências Sociais – com ênfase em Ciência Política – pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2020-…). Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2017-2019). Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2005-2010). Graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2005-2009), onde ingressou como bolsista acadêmico por desempenho no vestibular. Pesquisador permanente do Laboratório de Regulação Econômica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ Reg.