Ageman fiscaliza revitalização da iluminação no Distrito Industrial

1

Dentro do Plano de Modernização e Eficiência da Iluminação Pública em execução na cidade, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) avança na fiscalização do serviço de substituição das luminárias convencionais por LED nas vias do Distrito Industrial 1, na zona Sul. Das 36 principais ruas e locais da área com pontos de iluminação, 26 já contam com o sistema mais moderno e sustentável.

“A modernização da iluminação pública não poderia deixar de contemplar as vias do Distrito Industrial, essa área que é estratégica economicamente para a cidade. Uma luz de qualidade beneficia tanto milhares de trabalhadores, quanto atrai investidores. Esse é um trabalho que também acontece, em paralelo, em outras zonas da cidade e temos um objetivo de alcançar 100% de LED em Manaus até dezembro”, destacou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Os serviços de troca de luminárias no Distrito Industrial já foram realizados nas ruas C, A, D, Acará, Içá, Palmeira do Miriti e Autaz Mirim, além das avenidas Professor Walmir Souza e Professor Claudio Portilho, no conjunto Eliza Miranda. E, atualmente, acontecem nas avenidas Abiurana e Ministro Mário Andreazza, a BR-319.

A fiscalização da Ageman tem início com a instalação das luminárias e perdura depois para verificar se há conformidade com os projetos apresentados pela concessionária.

“A iluminação pública de vias é uma das ações que a gestão tem feito em todos os bairros de Manaus desde o início da administração e neste ano de 2020, estamos com a implementação da concessão que prevê a instalação de LED em 100% das vias, por isso temos equipes atuando diariamente, de dia e de noite”, explicou o diretor de Gestão Energética e Iluminação da Ageman, Everaldo Leal.

Manaus possui, aproximadamente, 130 mil pontos de iluminação pública e 45% dos pontos estão com LED, o que representa quase 58 mil, distribuídos em mais de 60 localidades.

Nos últimos quatro meses, mesmo com a redução do ritmo de trabalho em função da pandemia da Covid-19, o novo contrato de concessão, executado pela empresa FM, já possibilitou a instalação de mais de 7,5 mil pontos de LED em 26 bairros e comunidades, a maioria nas zonas Norte e Leste da capital.

Ouvidoria

A AGEMAN disponibiliza o número 0800-092-3511 da Ouvidoria para dúvidas ou reclamações envolvendo problemas com a iluminação pública. A concessionária ManausLuz também atende as demandas por meio do 0800-201-0001.

http://about.me/tteofilo/

Tereza Teófilo