Diagnóstico e Perspectivas – Mesa 2

8

A Associação Brasileira das Agências de Regulação (ABAR) promoveu a segunda rodada do Webinar ABAR ao Vivo: Diagnóstico e perspectivas para o saneamento decorrentes da aprovação do PL 4162/2019. Aconteceu no dia de 5 de agosto (quarta-feira) das 10:00 às 12:00. Segue abaixo os temas e o currículo de cada participante.

Moderador: Renato Monteiro – Especialista em Regulação e Fiscalização de Saneamento na ARSESP. Advogado, Mestre em Regulação de Saneamento pela Fiocruz, Especialização em Direito Público Municipal. Especialista em Regulação e Fiscalização de Saneamento na ARSESP concursado desde 2019. Atuo no setor de Regulação de Saneamento desde 2011, Foi Presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços de Água e Esgoto de Joinville de 2011 a 2014 e atuei como consultor em diversas agências de regulação entre 2015 e 2019. É o atual Secretário Executivo da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde da ABAR – CTSAN.

Palestrante: Rui Cunha Marques: Professor Catedrático na Universidade de Lisboa, em Portugal e Consultor do Banco Mundial.Licenciado, pós-graduado, mestre, doutorado e agregado, é Professor Catedrático da área disciplinar de Sistemas e Gestão no Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (IST), Portugal. É investigador do Centro de Engenharia Civil – Investigação e Inovação para a Sustentabilidade, IST (CERIS / CESUR), da Public Utility Research Center (PURC) na Universidade da Florida e do Centro of Local Government (CLG) na Universidade de New England na Austrália, universidade onde é Professor Convidado da Business School. É atualmente consultor do Banco Mundial.

Tema: Apontamentos sobre a economia do saneamento

Palestrante: Saulo Puttini – Diretor do BNDES. Diretor do BNDES desde agosto de 2019, Saulo Puttini é advogado e engenheiro, formado pela UDF – Brasília e pelo IME – Instituto Militar de Engenharia, respectivamente. Possui mestrado pela UNB em Engenharia Elétrica e Eletrônica e é especialista em economia, finanças e políticas públicas pela George Washington University School of Business. Possui experiência em direito público, auditoria, compliance e gestão de riscos, e destaque para os setores de petróleo, energia elétrica e infraestrutura. Além disso, atuou em inúmeros processos de desestatização, parcerias público-privadas (PPP) e concessões de serviços públicos.

Tema: Como o novo marco regulatório pode ajudar a destravar os investimentos: a experiência do BNDES na estruturação de projetos de saneamento

Palestrante: Rômulo Silveira Da Rocha Sampaio. Professor da FGV Direito Rio. Advogado, possui Doutorado em Direito Ambiental – Pace University (2009), mestrado em LL.M. em Direito Ambiental – Pace University (2006), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005) e graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001). Atualmente é professor permanente do Mestrado em Direito da Regulação e graduação em Direito da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas e professor adjunto – Pace University de Nova York. Professor Visitante da Georgia State University College of Law em Atlanta. Lidera o Grupo de Pesquisa de Direito e Meio Ambiente do CNPq no âmbito da DIREITO RIO e ainda atua como coordenador do curso de especialização em Direito da Regulação Ambiental.

Tema: Questões ambientais relevantes do novo marco regulatório do saneamento

Palestrante:Daniela Sandoval. Vice Presidente BRK Ambiental. Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Regulação da BRK Ambiental, possui mais de 25 anos de experiência com sólida atuação em posições de liderança e conselhos nos setores de saneamento, energia e petroquímico. É também VP da ABCON-Associação de Empresas Privadas de Saneamento, Membro do Conselho de Orientação de Saneamento Básico-COSB da ARSESP, Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo e Membro do Conselho Consultivo da ABDIB-Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias Básicas. Daniela tem formação em Direito pela Universidade de São Paulo, LL.M pela New York University, CORe (Credential of Readiness) em administração pela HBX – Harvard Business School e Certificação em Compliance (CCEP) da CCB – Compliance Certification Board.

Tema: A visão do investidor

Veja no vídeo a íntegra do debate.