Metodologia Acertar foi conteúdo de curso para auditores nesta segunda-feira

5

Dando continuidade à agenda de cursos da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), a Metodologia Acertar para auditores fez parte da programação desta segunda-feira. Foram dez horas de curso na modalidade online (transmissão ao vivo), iniciando às 8h e finalizando às 18h.

Durante o dia de curso, foram apresentados os controles e testes de controle relativos às práticas de auditoria de informação em saneamento, com foco no grupo de indicadores básico da ABAR. Na programação, foram abordados os fluxos de informação associados a gestão Comercial; Recursos Humanos; Suprimentos, Compras e Contratos; Tributária; Contábil; Manutenção do Cadastros de Redes; Processo Operacional e Controle da Qualidade da Água. Além disso, foram disponibilizados materiais de apoio, tais como planos de auditoria, templates e workpapers para executar auditorias conforme previsto na Portaria No 719, de 12 de dezembro de 2018, que podem ser realizadas com caráter interno ou externo.

A atividade foi ministrada pelos instrutores LuízaKaschny e Samuel Barbi virtualmente com a interação dos participantes pela plataforma digital Zoom. Para os dois instrutores, o propósito do curso é capacitar cada vez mais auditores que queiram o saneamento básico no país com mais qualidade.

Segundo o instrutor do curso Samuel Barbi, o curso foi mais uma grande oportunidade de demonstrar as potencialidades da metodologia Acertar para a transformação do saneamento no Brasil. “Debatemos sobre os processos mais essenciais que envolvem a prestação de serviços de água e esgoto. Sempre com o objetivo de divulgar as melhores práticas de gestão de informações.”, disse o instrutor. Ele destacou a importância da metodologia. “O Acertar é uma ferramenta preciosa para a regulação no âmbito do novo marco de saneamento”, completou.