Adasa lança Mapa de Áreas Irrigadas do DF

1

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) lançou nesta terça-feira (7/7), em evento virtual da AgroBrasília, mais uma importante ferramenta de apoio ao gerenciamento dos recursos hídricos no DF. É o Mapa de Áreas Irrigadas no Distrito Federal.

Imagens de alta resolução espacial, em diferentes épocas do ano, permitiram localizar áreas irrigadas de difícil identificação. De acordo com o estudo, dos 34 mil hectares de área irrigada, pouco mais de 15 mil hectares utiliza pivôs-centrais. Os dados confrontados com o mapeamento de outorgas identificaram que dos 9.444 registros de concessão, 4.301 são para a irrigação, o que representa 46% das outorgas concedidas.  O levantamento constatou ainda que aproximadamente 80% da área mapeada possui autorização de uso da água pela Adasa.

O estudo representa um avanço importante na gestão dos recursos hídricos ao identificar e inserir esses usuários no sistema e em ações para a regularização. Desta forma, o órgão regulador passa a ter melhores informações para garantir a segurança hídrica no DF.

Segundo o diretor da Adasa, Jorge Werneck, o Mapa de Áreas Irrigadas no DF passa a ser o principal instrumento de planejamento e de execução de ações de fiscalização dos Recursos Hídricos e será considerado nos processos de concessão e revisão de outorgas.

O lançamento do Mapa de Áreas Irrigadas no Distrito Federal encerrou a webinar da Adasa na AgroBrasília, sobre A Gestão dos Recursos Hídricos no Meio Rural. O evento contou com a participação do diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Oscar Cordeiro; da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andréa Vulcanis; da diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, Marília Carvalho de Melo e do presidente do Comitê de Bacia do Rio Preto, Cláudio Malinski, e do diretor da Adasa, Jorge Werneck, além do diretor-presidente da Agência, que mediou o evento.

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)

(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507

aci@adasa.df.gov.br