Agenda Semanal ABAR tem Webinars em sua programação

3

No dia 08 de julho, às 10 horas, a Associação Brasileira das Agências de Regulação (ABAR) participará de dois Webinars, um promovido pela instituição e outro promovido pela Agência Reguladora de águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (ADASA). Confira abaixo, informações completas sobre os eventos:

  • Agrobrasília Webinar sobre o tema “Gestão dos Recursos Hídricos no Meio Rural”

A primeira edição em formato digital da Agrobrasília, feira de agronegócios para empreendedores rurais conta com a realização de um Webinar sobre o tema “Gestão dos Recursos Hídricos no Meio Rural”.
O vice-presidente da região Centro Oeste da Associação Brasileira das Agências de Regulação (ABAR) e diretor da ADASA Jorge Werneck integra o grupo que abordará o assunto.

Data: 07/07/2020

Horário: às 16:00 (horário de Brasília)

Acesso: Canal do YouTube da Agrobrasília

Mediador: Paulo Salles – Diretor-Presidente da Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa)

Palestrante: Andréa Vulcanis – Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Palestrante: Jorge Werneck – Diretor da Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa)

Palestrante:  Oscar Cordeiro Netto – Diretor da Agência Nacional de Águas (ANA)

Palestrante: Cláudio Malinski – Presidente Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Preto no DF.

  • Webinar ABAR ao Vivo ” Perdas de água e Gestão de ativos- O prazo para chegar ao nível ótimo de perdas”

Data: 08/07

Horário: às 10:00 (horário de Brasília)

Inscrições: Clique aqui

Moderador: Luiz Antônio Oliveira Junior. Gerente de Análise Tarifária na Arsesp – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo. Mestre em Gestão e Políticas Públicas – FGV SP; Coordenador do GT de Qualidade dos Serviços de Água e Esgoto da Câmara Técnica de Saneamento da ABAR.

Palestrante: Rita Cavaleiro. Coordenadora do ProEESA 2 – Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água. AKUT ao serviço da GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério de Desenvolvimento Regional do Brasil. Engenheira do Território pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL/IST 1998). Pós-Graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Nova de Lisboa (UNL/FCT 2003). Analista e Auditora da Entidade Reguladora de Água e Resíduos de Portugal (2004-2011) Consultora externa da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ) (desde 2011).

Tema: O prazo para chegar ao nível ótimo de perdas

 Palestrante: Helena Alegre. Pesquisadora Sênior – Laboratório Nacional de Engenharia Civil – Portugal. Diretora do Departamento de Hidráulica e Ambiente do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, liderando uma equipa de pesquisa de cerca de 120
pessoas. Doutora em Engenharia Civil. Pesquisadora principal com habilitação no LNEC. Ex-vice-presidente sénior (2010-2012), fellow membro do “Digital Water
Committee” e Comitê de Gestão do “Strategic Asset Management” Specialist Group da International Water Association (IWA). Delegada nacional nas comissões técnicas internacionais de normalização “Asset management” (ISO/TC251) e “Service activities relating to drinking water supply systems, wastewater and storm water systems” (ISO/TC224). Membro do conselho estratégico da Parceria Portuguesa para a água.

Tema: Melhorando a comunicação com os Stakeholders: O índice de degradação (IDI), de valor (IVI) e o histograma de infraestruturas (HI)

 Palestrante: Elvira Esturch  – Universitat Politècnica de València, formou em Engenharia Industrial pela Universidade Politécnica de Valência (Espanha) e concluiu o Mestrado em Gerenciamento de Água pela Universidade de Exeter (Reino Unido). Ela trabalha como pesquisadora no ITA Group (Espanha), especialista em hidráulica urbana e gestão de água urbana. Além disso, ele pertence ao Grupo de Especialistas em Gerenciamento Estratégico de Ativos da IWA, do qual faz parte do comitê de gestão. Atualmente, ele está concluindo seus estudos de doutorado em regulamentação de serviços de água na Universitat Politècnica de València. Suas principais áreas de pesquisa são:

  • Regulamentação dos serviços de água
  • Gerenciamento de ativos de infraestrutura
  • Avaliação de desempenho e benchmarking

 Tema: Gestão patrimonial de infraestruturas – A visão da ISO no saneamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Moderador: Luiz Antônio Oliveira Junior. Gerente de Análise Tarifária na Arsesp – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo. Mestre em Gestão e Políticas Públicas – FGV SP; Coordenador do GT de Qualidade dos Serviços de Água e Esgoto da Câmara Técnica de Saneamento da ABAR.

Palestrante: Rita Cavaleiro. Coordenadora do ProEESA 2 – Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água. AKUT ao serviço da GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério de Desenvolvimento Regional do Brasil. Engenheira do Território pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL/IST 1998). Pós-Graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Nova de Lisboa (UNL/FCT 2003). Analista e Auditora da Entidade Reguladora de Água e Resíduos de Portugal (2004-2011) Consultora externa da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ) (desde 2011).

Tema: O prazo para chegar ao nível ótimo de perdas

Palestrante: Helena Alegre. Pesquisadora Sênior – Laboratório Nacional de Engenharia Civil – Portugal. Diretora do Departamento de Hidráulica e Ambiente do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, liderando uma equipa de pesquisa de cerca de 120 pessoas. Doutora em Engenharia Civil. Pesquisadora principal com habilitação no LNEC. Ex-vice-presidente sénior (2010-2012), fellow membro do “Digital Water Committee” e Comitê de Gestão do “Strategic Asset Management” Specialist Group da International Water Association (IWA). Delegada nacional nas comissões técnicas internacionais de normalização “Asset management” (ISO/TC251) e “Service activities relating to drinking water supply systems, wastewater and storm water systems” (ISO/TC224). Membro do conselho estratégico da Parceria Portuguesa para a água.

Tema: Melhorando a comunicação com os Stakeholders: O índice de degradação (IDI), de valor (IVI) e o histograma de infraestruturas (HI)

Palestrante: Elvira Esturch – Universitat Politècnica de València, formou em Engenharia Industrial pela Universidade Politécnica de Valência (Espanha) e concluiu o Mestrado em Gerenciamento de Água pela Universidade de Exeter (Reino Unido). Ela trabalha como pesquisadora no ITA Group (Espanha), especialista em hidráulica urbana e gestão de água urbana. Além disso, ele pertence ao Grupo de Especialistas em Gerenciamento Estratégico de Ativos da IWA, do qual faz parte do comitê de gestão. Atualmente, ele está concluindo seus estudos de doutorado em regulamentação de serviços de água na Universitat Politècnica de València. Suas principais áreas de pesquisa são:

  • Regulamentação dos serviços de água
  • Gerenciamento de ativos de infraestrutura
  • Avaliação de desempenho e benchmarking

 Tema: Gestão patrimonial de infraestruturas – A visão da ISO no saneamento