Presidente da ABAR faz abertura do projeto EVOLUIR

2

A reunião aconteceu, virtualmente, no dia 26 de junho

Para manter o contínuo progresso em prol da regulação, a Associação das Agências Brasileiras de Regulação (ABAR) tomou a iniciativa que propõe avaliar a maturidade dos processos de gestão e fiscalização das Agências Reguladoras. Neste momento inicial estarão sendo avaliados os processos de fiscalização em Saneamento Básico.

Acredita-se que este projeto da ABAR poderá ser útil no processo de aperfeiçoamento das boas práticas regulatórias, em especial, após a aprovação do Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, que deverá exigir das Agências Reguladoras maior apuro técnico e administrativo das atividades já sob a sua responsabilidade.

A reunião aconteceu nesta sexta-feira (26/06) com a abertura do presidente da ABAR, Fernando Franco. Ele iniciou suas palavras dando boas-vindas aos participantes e agradecendo ao professor Alonso Soler que tem muito contribuído para o projeto EVOLUIR. Logo depois, Fernando falou sobre o grande desafio e trabalho do setor de saneamento básico depois da aprovação do marco regulatório. “Temos um grande desafio e nos será exigido muito daqui pra frente. Precisamos aprimorar nossa gestão, trabalhar a capacitação dos nossos servidores e trazer o que existe de melhor para que possamos acompanhar a evolução que estamos depositando nesse novo marco regulatório”, afirmou Fernando complementando que o trabalho das agências será relevante para estados, municípios e para agências menores. “Esse aprimoramento tem que ser trabalhado de forma conjunta para diluirmos as experiências e o conhecimento para as agencias menos estruturadas. Essa é a nossa maior dificuldade hoje, a de unificar as boas práticas regulatórias. É importante que cresçamos, mas também que compartilhemos nosso conhecimento e maturidade regulatória”, finalizou o presidente da ABAR.