Sabesp: transparência de agência reguladora ajuda empresa e XP elogia

1

A Arsesp, agência que regula os serviços de saneamento e energia em São Paulo, conseguiu algo raro: ganhar um elogio do mercado. No caso, a XP Investimentos destacou a transparência do órgão, na condução das medidas para mitigar o impacto econômico do coronavírus. Como elas atingem diretamente a Sabesp (SBSP3), a transparência beneficia a companhia.

“Consideramos que a comunicação da Arsesp sobre as medidas relacionadas à pandemia do coronavírus tem se destacado como mais transparentes em comparação àquelas anunciadas por seus pares, principalmente no caso da Agepar, que regula a Sanepar”, afirma a XP, no relatório de abertura de mercado desta quinta-feira (4).

A manifestação refere-se à publicação pela Arsesp, também hoje, de uma deliberação prorrogando a isenção de pagamento de tarifas para os consumidores carentes até 31 de julho, suspensão de cortes no fornecimento por inadimplência, bem como da cobrança de juros e multas, e o adiamento das novas tabelas tarifárias.

A clareza do que a Arsesp pretende fazer para preservar os consumidores mais pobres e, posteriormente, compensar as concessionárias, leva a XP Investimentos a acreditar que a deliberação terá “um impacto de levemente negativo a neutro para as ações” da Sabesp.