ABAR promoverá Webinar em 03 de junho

1

O tema do seminário online será “Eficiência energética na regulação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário”

O surto da pandemia do coronavírus atingiu, inesperadamente, todo o país. Abordagens, desafios e resultados diferem de um setor para o outro, mas em todos os casos, os resultados dessa crise mudarão a maneira como a comunidade reguladora oferecerá seus serviços no futuro.

Com base nesse cenário, a Associação Brasileira das Agências de Regulação (ABAR) promoverá um Webinar onde discutirá a eficiência energética na regulação. Ele acontecerá no dia 03 de junho, às 15 horas pelo site da instituição.

Serviço

Webinar ABAR Ao Vivo Eficiência energética na regulação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Dia: 03 de junho

Horário: 15 às 16:30

Inscrição: Não é necessário, basta assinar o link da transmissão, disponível aqui.

Palestrante: Rita Cavaleiro. Coordenadora do ProEESA 2 – Projeto de Eficiência Energética em Sistemas de Abastecimento de Água. AKUT ao serviço da GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério de Desenvolvimento Regional do Brasil. Engenheira do Território pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL/IST 1998). Pós-Graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Nova de Lisboa (UNL/FCT 2003). Analista e Auditora da Entidade Reguladora de Água e Resíduos de Portugal (2004-2011) Consultora externa da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ) (desde 2011).

Tema: Indicadores de eficiência energética adequados para regulação

Palestrante: Daniel Manzi. Coordenador de Fiscalização da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento da Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – ARES-PCJ; Engenheiro Civil formado pela Escola de Engenharia de Piracicaba; Mestre em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP; Doutor em Engenharia Hidráulica pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; Foi Engenheiro e Diretor do Departamento de Operação e Manutenção do Serviço de Água e Esgoto de Piracicaba – SEMAE e Consultor Sênior na Itron; Professor de disciplinas de Hidráulica básica e aplicada na graduação e pós-graduação da Escola de Engenharia de Piracicaba – EEP.

Tema: Previsão de consumo de energia elétrica em revisão tarifária considerando metas de eficiência energética

Ricardo Hubner. Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia Sanitária e Ambiental, Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase em Organizações Produtivas e formação em Auditor Líder Ambiental pela BVQI. Atua há vinte anos no Setor de Saneamento Básico e atualmente é colaborador do Setor Técnico da Agência Intermunicipal de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos do Médio Vale do Itajaí – AGIR.

Tema: Incentivar os prestadores a investir em troca de motores – o papel facilitador do regulador

Moderadora

Thalita Salgado Fagundes. Analista de Fiscalização e Regulação e Coordenadora da Academia ARES-PCJ – Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.  Engenheira Ambiental, Mestre e Doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento na EESC/USP.