ABES realiza Webinar sobre os impactos da COVID 19 no saneamento

1

ABES Conecta: Isenções tarifárias e suspensão de corte: a Covid-19 e os impactos regulatórios na prestação dos serviços de saneamento

No dia 21/05 às 11h, a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental realizará o Webinar “Isenções tarifárias e suspensão de corte: a Covid-19 e os impactos regulatórios na prestação dos serviços de saneamento”.

Realização: Câmara Temática da ABES de Regulação e Tarifa

Garantia de acesso aos serviços de saneamento: impactos regulatórios das medidas emergenciais em tempos de pandemia

Serão analisados os impactos de medidas de suspensão de cortes de fornecimento de água e isenções de cobranças de tarifas para grupos vulneráveis. Qual o impacto para os prestadores de serviços? Qual o papel das agências reguladoras?

 Assista online: https://bit.ly/3e8kb9h

Moderadora: Marisa Guimarães, coordenadora da Câmara Temática da ABES de Regulação e Tarifa

Palestrantes:

Marcel Sanches – Superintendente de Assuntos Regulatórios – SABESP

Cássio Leandro Cossenzo – Superintendente de Estudos Econômicos e Fiscalização Financeira – ADASA

Sobre os participantes:

Marcel Costa Sanches

Graduado em Engenharia Civil, com especialização em regulação de serviços públicos pela Warrington College of Business da Universidade da Flórida (EUA) e pela London School of Economics and Political Science – LSE (Reino Unido). Funcionário de carreira da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, possui uma trajetória profissional direcionada para formulação, implementação e acompanhamento de políticas públicas nas áreas de saneamento básico, infraestrutura urbana e habitação. Atualmente, exerce a função de Superintendente de Assuntos Regulatórios da Companhia desde março/2016, com destaque para a coordenação dos processos de contratualização com os municípios, regulação técnica, fiscalização regulatória e revisão tarifária. É membro do Conselho Estadual de Saneamento – CONESAN, Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES – Seção São Paulo e Coordenador da Câmara Técnica de Regulação da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento – AESBE.

Cássio Leandro Cossenzo 

Administrador pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Gestão e Regulação de Saneamento Básico pela FIOCRUZ, mestrando em Economia pela UNB. Superintendente de Estudos Econômicos e Fiscalização Financeira da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – ADASA e coordenador de Grupo Técnico de Tarifas e Contabilidade da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde da ABAR.

Marisa Guimarães

Engenheira civil formada em 1979 pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Recursos Hídricos pela USP e especialização em Administração – CEAG, pela FGV. Atuou na Sabesp por 31 anos nas áreas de operação de esgotos de São Paulo, desenvolvimento tecnológico, Projeto Tietê, Informações aos investidores, Diretoria de Sistemas Regionais e Superintendência de Assuntos Regulatórios. Foi coordenadora de Saneamento da Secretaria de Saneamento e Energia, gestão 2008/2010, sendo responsável pela elaboração de 116 Planos Municipais de Saneamento no Estado de São Paulo (água, esgotos, resíduos sólidos e drenagem urbana) e Programa de Recuperação das Águas Paulistas, financiado pelo BIRD. Atualmente é membro da diretoria da ABES-SP como 1ª secretária e coordenadora da Câmara Temática de Regulação e Tarifas da ABES. Foi líder do grupo de coordenação da seção de Saneamento do Fórum Mundial da Água 2018.

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.