AGIR inicia participação na organização do 9º Fórum Mundial da Água

1

Com o tema “Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento” o 9º Fórum Mundial da Água será realizado de 22 a 27 de março de 2021 na cidade de Dacar, no Senegal, transformando-se a capital do mundo da água no próximo ano. O evento, que recebe o título de maior evento global sobre o tema água, é organizado pelo Conselho Mundial da Água.

Nesta edição contará com 100 sessões, divididas por quatro temas prioritários: segurança hídrica e saneamento, desenvolvimento rural, cooperação, e meios e ferramentas.

Após seleção internacional, a Diretora Administrativa e Institucional da AGIR, Ana Claudia Hafemann, passa a representar a Agência e compor os grupos de organização do evento, integrando o Grupo Consultivo com o tema “Promover uma abordagem sensível à legislação e regulamentação da água” e o Grupo de Ação com o tema “Implementar os princípios de boa governança da água, incluindo a tomada de decisão participativa”.

O Fórum Mundial da Água contribui para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, visando o uso racional e sustentável deste recurso. Por sua abrangência política, técnica e institucional, o Fórum tem como uma de suas características principais a participação aberta e democrática de um amplo conjunto de atores de diferentes setores, traduzindo-se em um evento de grande relevância na agenda internacional.