AGESB orienta a comunidade sobre o uso consciente da água

1

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de São Borja (AGESB) vem ressaltar o pedido do uso consciente da água em nosso município, tendo em vista o baixo nível do Rio Uruguai a maior fonte de captação de água que abastece  São borja.

A Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) está monitorando o nível do rio e tomando medidas de contingência, porém pede para que a população colabore, evitando desperdícios.

A AGESB orienta a comunidade a adotar as seguintes práticas de uso consciente da água:

– Feche o registro do chuveiro para se ensaboar. Isso pode gerar uma economia de 70%, além de serem necessários apenas 5 minutos para um banho bem tomado.

-Escove os dentes sem deixar a torneira aberta. Fechando-a você usa cerca de apenas 1 litro de água, caso contrário, aproximadamente 12 litros de água podem estar indo pelo ralo.

-Raspe bem os pratos antes de lavar a louça. Isso facilita a limpeza e exige menos água. Ensaboar o máximo de louças possível antes de abrir a torneira pode garantir que você poupe até 90 litros de água em 15 minutos.

-Opte por limpar calçada ou quintal com vassouras e panos. Caso realmente necessite utilizar água, reutilize a dispensada pela máquina de lavar roupas e de coleta da chuva.

-Instale torneiras e registro com menor fluxo de água e melhor sistema de distribuição. Nos prédios, por exemplo, a pressão da caixa d’água pela altura pode fazer com que os fluxos tenham mais força e gastem mais.

-Evite lavar o carro com mangueiras e lava-jatos, utilize apenas um balde.

-Não faça uso de grandes volumes de água, como o uso de piscinas plásticas.

– Utilize regador para molhar as plantas nos horários de menor incidência de sol.

-Coloque o máximo de roupas na máquina a cada lavagem. Logo após reutilize a água da máquina.

Além disso, a Agência solicita que em casos de vazamentos entre em contato através da Página do facebook da AGESB, pelo site ou  telefone  (55) 3431-5503. Salientamos que, é muito importante a colaboração de toda comunidade.

 

Assessoria de comunicação