ABAR divulga calendário de eventos desta semana

6

Na semana de 18 a 22 de maio, a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR)realiza diversas atividades para capacitação de servidores e interação com a comunidade reguladora. Veja os eventos programados para esta semana:

  • Webinar ABAR Ao Vivo (Edição Extra): Prestação e Regulação de manejo de resíduos sólidos em tempos de pandemia

Dia: 19 de maio

Horário: 15 às 16:30

Inscrição: Não é necessário, basta assinar o link da transmissão, disponível aqui.

Palestrantes:

Heliana Kátia Tavares Campos, Coordenadora Técnica da Câmara de Resíduos Sólidos da ABES

Engenheira Civil e Sanitarista, Mestre em Desenvolvimento Sustentável. Dirigiu os Serviços de Limpeza Urbana de Belo Horizonte e do Distrito Federal. Idealizadora do Fórum Nacional “Lixo e Cidadania” e da Campanha “Criança no Lixo nunca mais. Atualmente coordena a Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES e vice presidente da Seção DF

Elen D. Silva dos Santos, Superintendente de Resíduos Sólidos, Gás e Energia da Adasa

Mestre em Gestão e Regulação de Serviços Públicos de Saneamento Básico pela Escola Nacional de Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ. Atualmente, é Superintendente de Resíduos Sólidos, Gás e Energia da Adasa.

 Hugo Miguel Pacheco, Presidente do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA)

Engenheiro do Ordenamento dos Recursos Naturais pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco. Desde 2003, desenvolve a sua atividade profissional no domínio do ambiente, com principal destaque nas áreas do abastecimento de água, saneamento de águas residuais e gestão de resíduos urbanos. Foi assessor do Secretário Regional do Ambiente e Mar, durante o X Governo Regional dos Açores. Desde junho de 2010, é Presidente do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA). É representante da Região Autónoma dos Açores no Conselho Consultivo da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e membro efetivo do Conselho Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CRADS) e da Associação Bandeira Azul. Desde 2014 que é membro da WAREG – European Water Regulator, tendo em 2018 sido eleito para presidente da Task Force responsável pela emissão do parecer à Comissão Europeia sobre a proposta de Diretiva Europeia para a Qualidade da Água. Atualmente preside à Task Force EU Monitoring. Ao longo do seu percurso profissional tem participado em diferentes eventos nacionais e internacionais na qualidade de palestrante, destacando-se a participação no Fórum Mundial da Água em 2018, no X e XI Congresso Brasileiro de Regulação, no 3º ENARMIS, no 2º Encontro dos Entes Reguladores dos Serviços de Saneamento Básico e Recursos Hídricos dos Países Ibero-Americanos e da Comunidade de Língua Portuguesa, bem como no Fórum Mundial de Reguladores da IWA em Lisboa, Londres e Buenos Aires.

Moderadora: Vanessa Schmitt, Assessora da Diretoria Colegiada da Adasa

Doutoranda e Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Coordenadora do Grupo de Regulação em Manejo de Resíduos Sólidos da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde da Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR.  Vice Coordenadora da Câmara Temática de Regulação e Tarifa da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES. Atualmente, é Assessora da Diretoria Colegiada da Agência Reguladora de águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal – Adasa.

 

  • Live Instagram: Regulação em tempos de pandemia

Data: 22 de maio

Horário: 20 horas

Perfil do Instagram: ronaldo_medeiros

Anfitrião:  Diretor-presidente da Arsal, Ronaldo Medeiros.
Convidado: Presidente da ABAR, Fernando Franco