ARPB autoriza redução no valor do gás

1

A partir de  1º de maio, o preço do gás natural canalizado na Paraíba teve uma redução da tarifa média de 7,80% .

O novo valor praticado pela PBGás foi aprovado pela Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB), em Reunião Extraordinária de Colegiado, realizada na manhã de quinta-feira, 30, na sede da Agência, por videoconferência, cuja decisão, convertida na Resolução de Diretoria nº002/20, foi publicada  no Diário Oficial do Estado.

Os segmentos veicular (GNV), residencial e industrial terão reduções de 7,80%, 3,30% e 8,20%, respectivamente. O setor comercial ficará com uma tarifa 7,10% menor.

A redução nas tarifas é referente à variação trimestral do custo do gás natural vindo da Petrobrás, única supridora de gás à PBGás.

De acordo com a Diretora-Presidente da ARPB, Julyana Monteiro, “a redução irá beneficiar cerca de 25 mil proprietários de veículos que utilizam o Gás Natural Veicular (GNV) e as mais de 19 mil unidades, entre residenciais, postos automotivos, comerciais, industriais e cogeração (gás usado para gerar energia elétrica), em 14 municípios paraibanos que são beneficiadas pelos 330 km de rede de distribuição”.

Julyana relembra que a redução segue a política de preços da Petrobras , que fundamentou o estudo tarifário realizado pela ARPB.

Marcus Andre Barreto, Diretor Executivo de Regulação e Articulação Institucional, destaca que, “com o Covid-19, o mundo passa por uma grave crise econômica, que atinge todos os setores da economia e, o gás natural não foge à regra. Por isso, acreditamos que a redução na tarifa média da molécula do gás natural poderá contribuir para que as indústrias e o setor comercial utilizem o gás natural com mais tranquilidade, além da população em geral, utilizando o gás residencial, o GNV e o GNC”.

Os novos valores estão disponíveis no portal www.arpb.pb.gov.br