ARTESP participa de campanha de vacinação contra a gripe

1

Ação reúne ARTESP, Secretarias de Saúde Estadual e Municipais, Secretaria de Logística e Transportes e Concessionárias e visa auxiliar no combate ao coronavírus


​O Governo do Estado de São Paulo dá início nesta quinta-feira (7) à campanha de vacinação contra a gripe (H1N1) para caminhoneiros nas rodovias paulistas. A ação da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (ARTESP) é realizada em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, a Secretaria de Logística e Transportes e concessionárias. A medida conta ainda com o apoio de diversas secretarias municipais de Saúde. A vacina contra a gripe não imuniza contra o novo coronavírus, mas contribui para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios, evitando complicações e a demanda em serviços hospitalares.
“A nossa campanha de vacinação antecipada priorizou os grupos para receberem a dose, os caminhoneiros estão expostos, porque desempenham um serviço essencial neste momento de combate à pandemia do coronavírus, então também são prioridade”, afirma o vice-governador Rodrigo Garcia. A campanha se estenderá pela próxima semana em locais variados (conforme tabela abaixo), de acordo com infraestrutura e logística de cada região.
“Nossa preocupação é garantir a esses profissionais boas condições para que exerçam da melhor maneira seu trabalho. É uma medida adotada em respeito aos caminhoneiros que estão ajudando a manter viva a atividade econômica e o abastecimento à população,” ressalta o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto. Concessionárias e municípios montarão equipes que terão profissionais aplicando as vacinas contra a gripe, além de seguir com a aferição da temperatura e a orientação dos caminhoneiros em relação a dicas de higiene para a prevenção à COVID-19.
“A campanha de vacinação contra o vírus Influenza é importantíssima nesse momento de pandemia, especialmente para aqueles que estão na linha de frente dos serviços essenciais, como os caminhoneiros. É uma forma de protegê-los de complicações trazidas por doenças respiratórias.  A realização da vacinação em pontos ao longo das rodovias – resultado de uma parceria entre a ARTESP, a Secretaria da Saúde, a Secretaria de Logística e Transportes, as concessionárias e os municípios – é uma estratégia que facilita o acesso dos caminhoneiros à vacina sem a necessidade de desvio de rota para chegar a um posto de saúde, ampliando assim o número de pessoas vacinadas no Estado.”, afirma Renata Perez Dantas, Diretora de Assuntos Institucionais e Diretora Geral Interina da ARTESP.