Webinar do Consórcio PCJ debate ações preventivas para período de estiagem

3
Foto Consórcio PCJ

O Consórcio PCJ promoverá nessa quinta-feira, dia 7 de maio, o Webinar “Prevenção aos Impactos das Estiagens”, a partir das 14h. O encontro online discutirá ações preventivas ao período de estiage e contará com as apresentações de Alexandre Vilella, coordenador de Meio Ambiente da Fiesp e coordenador da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico (CT-MH) dos Comitês PCJ, e Carlos César Ambrosano, diretor do Departamento de Controle Ambiental – SEDEMA de Piracicaba/SP e de Francisco Lahóz, secretário executivo do Consórcio PCJ. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/B4bqwfauSsf5cphQ8Em sua apresentação, Vilella fará um panorama sobre a situação hídrica atual, sobre o monitoramento feito pela CT-MH, perspectivas para a estiagem desse ano e sobre as medidas que o setor industrial vem adotando frente ao momento de seca e de combate ao novo Coronavírus. Já Ambrosano discutirá a importância de construir bacias de retenção e piscinões ecológicos como forma de enfrentar a estiagem. Lahóz abordará a situação atual de abastecimento com foco nos municípios que não são atendidos pelo Sistema Cantareira e que, portanto, não possuem reserva estratégica.

Os inscritos receberão um link de acesso à sala de reunião virtual pelo e-mail informado no cadastro. Durante a apresentação, os participantes terão de manter seus microfones desligados durante o webinar e as perguntas deverão ser feitas pelo chat da sala virtual.Conheça os Convidados

Alexandre Vilella: Graduado em Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de Piracicaba EEP/FUMEP. Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR.Atuou de 2005 a 2014 no Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, sendo que desde 2010, como Gerente Técnico. Desde 2014, é Coordenador Regional de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – SP com atuação na área de recursos hídricos e meio ambiente. Representa o setor industrial no Conselho Nacional de Recursos Hídricos, Comitês Estaduais e Federais, dentre outros fóruns. Cumpre mandato (2017-2021) na coordenação da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ, tendo como uma das atribuições a gestão das descargas do Sistema Cantareira.

Carlos César Ambrosano: Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1982). Atualmente é engenheiro agrônomo da Prefeitura Municipal de Piracicaba. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Meio Ambiente

Francisco Lahóz: Desde 1991 faz parte da equipe técnica do Consórcio Piracicaba, Capivari e Jundiaí, exercendo, como Coordenador de Projetos, as funções de Secretário Executivo de 1999 a 2008. Como membro dos Comitês PCJ participou da implantação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos nas bacias PCJ. É Professor Universitário (EEP/FUMEP) e apresenta regularmente trabalhos técnicos em congressos e eventos afins, e vem contribuindo com artigos e várias publicações voltadas à gestão dos recursos hídricos e meio ambiente. Ocupou a Presidência da Rede Brasil de Organismos de Bacias REBOB. Participa dos Comitês PCJ desde os movimentos para a sua criação e vem contribuindo com o Conselho Nacional dos Recursos Hídricos.

Sobre o Consórcio PCJ:
O Consórcio PCJ, fundado em 1989, é uma associação civil de direito privado, composta por 41 municípios e 24 empresas associados, que atua como uma agência de fomento, planejamento e sensibilização, com o objetivo de recuperar e preservar os mananciais, além de discutir a implementação de políticas públicas voltadas à gestão da água. A entidade é referência nacional e internacional na gestão de recursos hídricos, sendo membro de importantes entidades internacionais, como: O Conselho Munidial da Água, a Rede Internacional de Organismos de Bacias (Riob), a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (Relob) e a Rede Brasil (Rebob).
Matéria: Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ