ARSEC promove ação para incentivar doação de sangue

2

Os estoques de sangue do MT Hemocentro apresentaram uma queda de 45% desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Pensando em estimular a doação, a ARSEC (Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá) promove uma ação de solidariedade entre os servidores como forma de ajudar abastecer a unidade.

A mobilização começa nesta sexta-feira (8) e segue até o dia 11 (segunda).

Conforme a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, as doações neste período são fundamentais, pois a unidade atende demandas de todo o Estado. Ela ainda destaca que os estoques de tipos sanguíneos do grupo negativo estão em alerta.

“A queda no número de doação de sangue impacta de forma significativa os estoques estratégicos, sendo fundamental que nós tenhamos regularidade na coleta de sangue”, explica.

Para evitar aglomeração, as doações estão ocorrendo por meio de agendamentos.

O cidadão que deseja fazer a doação  de sangue deve agendar um horário por meio dos telefones (65) 3623 0044 e 98433 8623 ou online através da página do MT Hemocentro no Facebook.

Apesar das medidas de restrição devido ao covid-19, o presidente da Arsec, Alexandro de Oliveira, destacou a importância da ação.

“O momento é muito delicado. A orientação é o distanciamento social. Vamos todos fazer nossa parte para evitar a propagação do covid-19. Sair de casa para doar sangue e fazer o bem é uma forma  de contribuir e dar auxílio para quem muito precisa”, pontou o presidente.

O que é preciso para doar?

Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial;

Sentir-se bem de saúde;

Ter idade entre 16 e 69 anos*;

Ter peso igual ou superior a 50kg;

Estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos 3 horas antes da doação;

Ter dormido pelo menos 4 horas;

Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

Endereço

O MT Hemocentro fica na Rua 13 de Junho, n° 1055, em Cuiabá.