ABAR promove duas edições extras de Webinar no mês de maio

2

Os seminários acontecerão nos dias 19 e 26 de maio

Além dos cursos online, a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) intensificou o cronograma de atividades nos meios digitais e incluiu, em sua programação, dois webinars em duas novas datas para o mês de maio. As edições extras do seminário virtual terão moderadores, palestrantes e apresentação ao vivo, via link no site da instituição.

O primeiro episódio acontecerá no dia 19 de maio com o tema “Prestação e regulação de manejo de resíduos sólidos em tempos de pandemia”. As ponderações serão feitas pela Coordenadora Técnica da Câmara de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (ABES), Heliana Kátia Tavares Campos , pela Superintendente de Resíduos Sólidos, Gás e Energia da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA), Elen D. Silva dos Santos e pelo Presidente do Conselho Administrativo da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA),Hugo Miguel Pacheco.

O evento será moderado pela Coordenadora do Grupo Temático de Manejo de Resíduos Sólidos da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde da ABAR e Assessora da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa), Vanessa Fernanda Schmit. Segundo ela, a regulação possui um papel de grande relevância no cenário atual. “Estamos vivendo tempos diferentes que exigem novas soluções, são desafios que exigem respostas distintas daquelas que estávamos acostumados, e nesse caminho, a regulação, que sempre foi essencial como mediador dessa tríade, agora, mais do que nunca, deve estar à frente, na condução dessas situações.”, afirma a moderadora.

O segundo Webinar Edição Extra, com data para 26 de maio, permeará o tema sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e o cenário pós-pandemia. Ele será ministrado pelo Coordenador Geral de Regulação e Assuntos Institucionais do Resultados da pesquisa do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) Silvano Silvério da Costa e  pelo Coordenador da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Elcires Pimenta. A moderação ficará a cargo do Analista de Regulação da Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE), Alceu de Castro Galvão Junior que defende a necessidade de se discutir ações reguladoras em tempos de coronavírus. “O saneamento básico está no epicentro da crise do COVID-19 como instrumento de prevenção ao vírus, daí a necessidade de se discutir, mensurar e buscar soluções para os impactos econômicos trazidos para este setor, o qual já está sendo fortemente impactado”, explica o moderador.