Zoom: Saiba como funciona a plataforma utilizada pela ABAR nos webinars

6
Imagem: Reprodução/internet

Todos os seminários da ABAR são acessados pelo link, no site da associação

Devido a atual situação de isolamento social recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para prevenção da pandemia do coronavírus, a sociedade precisou se reinventar para manter o mínimo de normalidade durante a quarentena.

Diante desse cenário, a participação em cursos, seminários e reuniões passou a ser realizada por meios digitais, assim, diferentes recursos foram implementados na rotina de estudos das pessoas, inclusive na comunidade reguladora.

A Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) iniciou um projeto chamado “Webinar ABAR”, onde são publicados seminários online com temas relacionados à regulação. Para acessar os conteúdos, é necessário acessar o link gerado pelo Zoom, disponível no site da ABAR, na aba “iniciativas”, na página “webinar”.

Todo esse processo é gerido pelo diretor da XYZ Marketing, Gabriel Roesner, responsável pelo departamento de marketing da ABAR. Ele explica como o público regulador pode acessar as transmissões dos estudos. “No site da associação, abar.org.br/webinar, o usuário encontrará as informações do próximo webinar, como data, horário e o currículo dos participantes, além do link para o debate, um botão vermelho escrito “assista ao vivo”, ensina ele.

Gabriel também explica o procedimento para acessar o webinar através do smartphone. “Para assistir pelo celular, é necessário baixar o aplicativo do Zoom ofertado gratuitamente na loja de aplicativos do seu aparelho, e também no site da ABAR, onde, juntamente com os dados do webinar, estão os links para adquirir o App do Zoom, tanto na versão Android, quanto no IOS. Também é importante ressaltar que não é necessário ter conta na plataforma para acessar os conteúdos”, completa ele.

Mas o que é o Zoom, e como utilizar essa plataforma?

O Zoom é um serviço de videoconferências online, onde é possível encontrar virtualmente, até 500 pessoas. Na plataforma é permitido o compartilhamento de tela, assim o responsável pela transmissão pode mostrar o que aparece em seu dispositivo, como apresentações, vídeos e PDF’s.

As reuniões podem ser acessadas através de um computador com webcam e microfone, ou pelo próprio smartphone. Na versão feita para o celular, é necessário baixar o aplicativo de forma gratuita, disponível no Google Play Store, na versão Android, ou Apple Store, no sistema IOS. Para acessar as reuniões, não é necessário ter uma conta no Zoom, basta abrir o link da transmissão disponibilizado por quem oferece a transmissão.

Quando a página do Zoom estiver aberta, é só acrescentar o seu nome na caixa de diálogo que aparecer na tela, confirmar que quem acessa não é um robô, e aguardar o início do encontro para o qual foi convidado.