Em parceria, ABAR promove Workshop Conservação de Mananciais e Saneamento

8

O evento discutirá a conservação de mananciais e o papel do setor de saneamento.

A The Nature Conservancy, em parceria com  a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina(ARESC),  Agência Reguladora de Serviços Públicos (ARSESP), Agência Reguladora de Águas Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA) e a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), por meio do Grupo de Trabalho de Conservação de Mananciais da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde, promovem o  1º workshop Conservação de Mananciais e a Regulação do Saneamento.

O evento reunirá agências reguladoras e concessionárias de saneamento para discussão da conservação de mananciais e o papel do setor de saneamento.  Diante do atual cenário em combate a pandemia de COVID-19, o workshop será realizado remotamente através da Plataforma Zoom. A ferramenta permite que os usuários assistam, de qualquer lugar, aos conteúdos disponibilizados.

As inscrições serão feitas pelo e-mail luiza@aresc.sc.gov.br. Após a confirmação do recebimento da mensagem, a ARES SC disponibilizará as informações de acesso ao curso. No dia e horário previstos, os inscritos deverão clicar no link enviado e entrar na sala de reunião.

A organização do evento recomenda o acesso à plataforma, pelo menos ,30 minutos de antecedência para testar a transmissão e ter tempo de solucionar eventuais problemas. Para assistir a transmissão ao vivo, é necessário ter uma boa conexão de internet com recomendação de um mínimo, 5mb para download e upload. Além disso, é essencial que computador do participante tenha caixas de som ou fone de ouvido.

Caso haja algum tipo de impasse, uma moderadora estará à disposição dos participantes para explicar o uso das ferramentas disponíveis, o que facilitará a interação e facilitará o desenvolvimento dos trabalhos. A moderação, também, se encarregará da relatoria, que será enviada para todos os participantes após o evento.

Sobre o Workshop

Data:  14 e 15 de abril de 2020

Programação:

Terça-feira, 14 de abril

8:30 – 9:00 Abertura Fernando Alfredo Rabello Franco – Presidente da ABAR e Samuel Barreto TNC

9:00 – 9:30 Apresentação dos participantes e organização dos trabalhos

9:30 – 9:45 Plano de trabalho do GT de Conservação de      Mananciais/ABAR Alessandro Silva de Oliveira (ARSESP) e Luiza Kaschny Borges Burgardt (ARESC)

9:45 – 11:15 Apresentações das experiências de reguladores e concessionárias de saneamento com atividades de conservação de mananciais

  • EMASA
  • CASAN
  • ARESC
  • Roda de conversa

 11:15 – 11:30 Intervalo

11:30 – 12:30 Apresentações das experiências de reguladores e concessionárias de saneamento com atividades de conservação de mananciais

  • ARSAE
  • COPASA
  • Roda de conversa

12:30 – 14:30 Almoço

14:30 – 16:20 Apresentações das experiências de reguladores e concessionárias de saneamento

com atividades de conservação de mananciais

  • ADASA
  • CAESB
  • SAPESP
  • ARSESP
  • Roda de conversa

16:20 -16:45 Intervalo

16:45 -17:15 Apresentação “Estudo sobre alternativas para o financiamento da proteção de

mananciais pelo setor de saneamento no Brasil” em desenvolvimento pela TNC

Claudio Klemz (TNC) e Maria Luiza Granziera (M. Granziera Consultoria Ltda.)

17:15 – 17:30 Explicação da dinâmica de grupo para o próximo dia e avaliação dos

Trabalhos

Quarta-feira, 15 de abril

8:30 – 8:45 Resgate das atividades do dia anterior

8:45 – 11:15 Dinâmica de grupo para propiciar reflexão sobre estratégias/práticas de

incorporação da conservação de mananciais pelo setor de saneamento.

11:30 – 13:30 Almoço

13:30 – 15:00 Encaminhamentos finais e avaliação do evento