Governo Federal inicia coleta de dados do SNIS

5
Imagem: Internet

Os diagnósticos serão feitos pelo MDR e as informações devem ser enviadas até 25 de maio.

A partir do dia 31 de março, o Governo Federal dará início à coleta dos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) nos componentes Água e Esgoto, referentes ao ano de 2019. Nesta primeira etapa, os prestadores dos serviços, como prefeitura municipal, companhias estaduais, autarquias e empresas privadas, deverão preencher os dados do SNIS para construção dos diagnósticos anuais. O prazo para o preenchimento das informações é até o dia 25 de maio, na plataforma estruturada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

A participação dos prestadores de serviços de água e esgoto é voluntária, mas vale ressaltar que para inserir-se nos programas de investimentos do MDR é necessário o envio regular dos dados ao SNIS como critério de seleção, para hierarquização e liberação de recursos financeiros para os serviços prestados. Quando o município não faz o preenchimento do SNIS, fica automaticamente inadimplente com o Sistema.

Sobre o SNIS

No SNIS são divulgadas informações sobre a população que recebe os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, como: dados financeiros relacionados à prestação dos serviços, as ligações, volumes, extensão de rede e consumo de energia elétrica nos sistemas de abastecimento e esgotamento além da qualidade dos serviços prestados. As informações coletadas são validadas em duas etapas por equipes técnicas, e com sua consolidação, são calculados indicadores de cada componente, após essa análise, são publicados os diagnósticos.

Os dados coletados pelo sistema são realizados através da Secretaria Nacional de Saneamento (SNS) em um processo contínuo e que tem alcançado uma boa parcela do país, se tornando um importante instrumento para gestão de políticas públicas. A amostra mais recente contém indicadores sobre o abastecimento de água em 5.146 municípios brasileiros, cerca de 92,4% do total de cidades do país, já no âmbito do saneamento básico, estão 4.050 municípios, uma média de 72,7% do total.

Os diagnósticos anuais ficam disponíveis para download na página oficial do SNIS, que reúne também os dados da Série Histórica, e podem ser acessados em um aplicativo para consulta. A publicação dos ‘Diagnósticos 2019’ está prevista para dezembro deste ano.

Serviço

Coleta de dados SNIS 2020

Data: de 31 de março a 25 de maio

Inscrições: Site do SNIS 

Em caso de dúvidas ligue para: (61) 2108-1402/1405 (sistemas de abrangência local) e (61) 2108-1411/1231/1276 (alcance regional e microrregional).

Ou envie e-mail: snis.ae@mdr.gov.br

Matéria feita a partir de dados do Ministério do Desenvolvimento Regional