Assemae amplia prazo para inscrições de trabalhos do 50º CNSA

4

Em atenção aos municípios interessados no 50º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, a comissão organizadora do evento decidiu ampliar por mais uma semana o prazo para o recebimento de trabalhos técnicos. Agora, os autores podem enviar o resumo expandido até o dia 06 de março.

Segundo o coordenador geral do Congresso, Rodopiano Evangelista, a prorrogação visa contemplar os municípios que não conseguiram enviar o resumo no prazo inicial. “Ainda temos muitas experiências exitosas que podem ser inscritas e divulgadas em nosso evento. Com essa ampliação do prazo, esperamos que os municípios aproveitem a oportunidade para formatar o resumo do trabalho com mais tranquilidade, compartilhando suas boas práticas no Congresso da Assemae”, acrescenta.

As inscrições são realizadas pelo site do evento, na aba “Trabalhos Técnicos”. Ao clicar neste item, será aberta uma nova página com informações específicas da exposição de trabalhos técnicos, incluindo o regulamento, apresentação, modelo e eventos anteriores. Para enviar o resumo, o autor deve procurar o menu “Submissão” e escolher a opção “Envio de trabalhos”. Nesta aba, é necessário fazer o cadastro do autor e de todos os co-autores antes de submeter o trabalho.

São três categorias de inscrições para trabalhos técnicos. Os resumos provenientes de associados da Assemae e demais prestadores do setor devem se inscrever na categoria “Serviços de Saneamento”. Já os órgãos de Governo, entes estatais e outras instâncias públicas ficam com a categoria “Institucional”. Trabalhos ligados a universidades e centros de pesquisa serão submetidos como “Instituição de Ensino”.

Os autores poderão inscrever trabalhos sobre variados temas do setor de saneamento básico, como abastecimento de água, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos, drenagem de águas pluviais, recursos hídricos, educação ambiental, governança, redução de perdas de água, planos municipais de saneamento, modelos regulatórios, política tarifária e saneamento rural.

A avaliação dos resumos será realizada por professores e pesquisadores com reconhecida atuação no setor de saneamento básico. Como critério de seleção, os especialistas vão observar o grau de inovação do tema, o cumprimento das normas do regulamento e a contribuição do trabalho para a melhoria do saneamento nos municípios.

A Assemae divulgará a lista dos resumos selecionados no dia 30 de março de 2020. Em seguida, os autores com trabalhos aprovados terão até 30 de abril para enviar a versão final do texto. No dia 15 de maio, a organização do evento informará o dia, horário e sala de cada apresentação.

A comissão relatora do Congresso, formada por especialistas da área de saneamento, vai eleger o melhor trabalho técnico de cada categoria, cujo autor tenha participado como apresentação oral. Já os melhores trabalhos no formato de pôsteres serão selecionados por meio de votação popular.

O Evento

O 50º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae ocorrerá de 15 a 18 de junho de 2020, no Centro de Eventos da FAURGS, em Gramado. O maior evento municipalista da área de saneamento básico será marcado por mesas-redondas, painéis, minicursos, apresentações de trabalhos técnicos, exposições de tecnologias e feira de saneamento básico. Acompanhe as novidades pelo site.