Diretor da ABAR alerta sobre o perigo dos raios durante carnaval

7

Sandoval salientou o cuidado que os foliões devem ter ao festejar em locais abertos

Em entrevista à Rádio Central Brasileira de Notícias (CBN), o diretor da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Sandoval Feitosa, alertou os foliões brasilienses para este período de chuva e carnaval.

A temática da conversa se deu pelo episódio ocorrido no Distrito Federal no último sábado (15), em que uma mulher de 24 anos morreu após sofrer um choque elétrico ao tocar em um poste de iluminação pública. A vítima chegou a ser atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu.

Sandoval explicou que, nessa época do ano, é necessário redobrar o cuidado. “Os raios possuem uma carga elétrica muito grande, o que pode causar danos irreparáveis. Por isso, em sinal de chuva, as pessoas devem procurar ambientes fechados, pois nesses ambientes, a probabilidade de um raio cair é muito menor”, ressalta ele, que ainda orienta os brasilienses a se afastarem de estruturas metálicas e postes de energia durante os temporais.

No Brasil, o número de incêndios e mortes, gerados por sobrecarga de energia, teve um aumento significativo. Nos últimos dois anos, o número de ocorrências passou de 451 para 537 e o número de mortes mais que dobrou, passando de 30 para 61 em todo o país. “ É preciso cuidado redobrado para evitar danos e, principalmente, perdas de vidas”, finalizou Sandoval.

Confira a reportagem na íntegra: