ABAR participa de reunião do World Water Council na Bélgica

18

Durante os dias 5 e 6 de fevereiro, o Vice Presidente Norte da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Fábio Alho, participou a convite da Companhia Intermunicipal de Água de Liège, da 71ª Reunião de Diretoria do World Water Council, com o objetivo de promover o encontro profissionais da água nos níveis técnico e legislativo.

No primeiro dia de assembleia, os participantes tiveram a oportunidade de aprender com as experiências no gerenciamento de redes de uma empresa belga de distribuição local de água. No segundo dia, os convidados visitaram o Parlamento Europeu em Bruxelas para saber mais sobre a legislação europeia da água.

Ao longo da programação, foi efetivada a escolha do Comitê Diretivo Internacional e a aprovação dos planos de trabalho desenvolvidos para o 9° Fórum Mundial da Água, a ser realizado em Dakar-Senegal em 2021. Além disso, foram fomentadas discussões sobre o envolvimento do Conselho em eventos internacionais da água em 2020 e realizada a escolha do país que sediará o 10º Fórum Mundial da Água.

Para o Vice Presidente Norte da ABAR, Fábio Alho, a participação da ABAR em um evento desse porte traz grande representatividade para as agências reguladoras brasileiras, principalmente as agências associadas à ABAR. “Pelo trabalho que a ABAR desenvolve como associação, participar de um evento como o do Conselho Mundial da Água, é importantíssimo para mostrar que a regulação no Brasil é forte e tem determinação quanto aos serviços regulados, principalmente no âmbito do saneamento básico”, destaca.

Sobre o World Water Council

O World Water Council, em português, Conselho Mundial da Água, é uma organização internacional multissetorial cuja missão é impulsionar ações sobre questões críticas da água. O Conselho concentra-se no âmbito das políticas de segurança, adaptação e sustentabilidade da água.

A ação mais conhecida do Conselho é a realização do Fórum Mundial da Água, que é o maior evento sobre água do mundo. Organizado a cada três anos com um país anfitrião, o Fórum fornece uma plataforma única onde a comunidade da água podem colaborar e fazer progressos a longo prazo nos desafios globais da água. O Fórum reúne participantes de todos os níveis e áreas, incluindo política, instituições multilaterais, academia, sociedade civil e setor privado.

Para saber mais, clique aqui.