ARISB-MG inicia as atividades do Acertar junto aos seus municípios regulados

1

Idealizado para auditar e certificar os dados preenchidos pelos prestadores de saneamento no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o Acertar é um projeto revolucionário, resultado da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR).

A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (ARISB-MG) é associada e à ABAR e reconhece que o projeto possibilita não apenas o aprimoramento do preenchimento de informações dos prestadores de serviços de saneamento e a construção de indicadores, mas, principalmente, a instituição de mecanismos sofisticados de gestão e capacitação de seus servidores.

O Acertar vem sendo desenvolvido na ARISB-MG desde o ano de 2019, o que permitiu a concepção da metodologia que trabalho que foi exibida como um dos trabalhos da agência no 8º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento da Assemae Minas em Itaúna.

Foto: ARISB-MG

O próximo passo foi a apresentação do Acertar para os 25 municípios regulados pela ARISB-MG, que começou nos dias 05 e 06 de fevereiro, com a realização de duas oficinas. Na primeira oficina participaram as cidades de Barbacena, Itabirito, Itaúna e Lagoa da Prata; Caeté, Carmo do Cajuru, Guanhães e Carmópolis de Minas participaram da segunda oficina. Ocorrerão ainda outras duas oficinas que agregarão os demais municípios regulados pela agência, nos dias 05 e 06 de março deste ano.

Nos próximos meses a ARISB-MG deverá iniciar uma série de visitas aos seus prestadores para realização conjunta do diagnóstico das Melhores Práticas, possibilitando identificar os níveis em que se encontram cada localidade, além de discussões positivas no intuito de melhorar a confiança das informações através de novos procedimentos, equipamentos e tecnologias.