Missão da AIE foi incentivada pelo crescimento do mercado do gás

9

A demanda por gás natural no mundo aumentou 4,6% em 2018, quase metade do crescimento geral do setor. O dado da Agência Internacional de Energia (AIE), confirma a procura por soluções energéticas mais limpas, que tem se tornado uma preocupação política mundial.

Com base nesse cenário, a AIE promoveu durante quatro dias, nas cidades de Londres e Haia, uma missão para trabalhar melhorias nesta categoria, além de utilizar as inovações do mercado de gás na Europa para incentivar o desenvolvimento do ramo de gás brasileiro.

Para fortalecer a temática, a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), foi convidada a participar do grupo de especialistas brasileiros, representada pelo Presidente da Associação, Fernando Franco, e o Diretor Sandoval Feitosa Neto.

Após vivenciar o contexto europeu, o Diretor da ABAR destacou como o aprendizado auxiliará o mercado de gás brasileiro. “A apresentação que abordou a visão geral do setor de gás do Reino Unido e da Europa como um todo, representa um grande aprendizado para a ampla reestruturação do setor de gás no Brasil, desde os aspectos de regulação que permiti o avanço na implantação da infraestrutura e os incentivos de mercado que proporcionam a competição no setor”, afirma.

Essa experiência possibilita que a ABAR atue de forma mais efetiva, trabalhando sempre para auxiliar as Agências Reguladoras, trazendo modelos de aperfeiçoamento e discussão de temas, como por exemplo, nas Câmaras Técnicas da ABAR, que acontecem em março deste ano no Rio de Janeiro.