ARSEP/PA promove visita à Estação de Tratamento de Esgoto da Vila dos Cabanos

12

Na manhã do dia 22 de janeiro de 2020, ocorreu a primeira reunião ordinária do conselho consultivo da  ARSEP/PA, a qual teve em sua programação visita guiada a ETE – Cabanos, o que ocorreu ao final.

Tal visitação teve como objetivo apresentar, na prática, aos conselheiros o processo de funcionamento do tratamento do esgoto, esclarecer o procedimento, oportunizando seu conhecimento.

A primeira etapa do processo é tratamento preliminar com grade e caixa de areia; a segunda, elevatória de esgoto bruto; a terceira, o tratamento biológico anaeróbico com reator UASB/IMHOFF e; a última etapa é a medição da vazão na calha Parshall até chegar ao receptor final.

Neste conselho participam membros do poder executivo, por meio de suas secretarias municipais; legislativo, por meio de representantes da câmara dos vereadores; e da sociedade civil, por intermédio de representantes do Conselho Municipal, todos figurados na ocasião da visita.

A Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Cabanos, com capacidade para atender 4.400 usuários, na sua primeira etapa, e tratar 18 mil litros de dejetos hora/dia, encontra-se finalizada, passando por comissionamento e aguardando outorga de licença ambiental pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado.