ABAR participa de Missão Técnica sobre gás promovida pela AIE

9
Imagem: Internet

Nos dias 20, 21, 22 e 23 de janeiro, especialistas do mercado do gás debatem diversos temas em uma missão técnica organizada pela Agência Internacional de Energia (AIE), promovida nas cidades de Londres e Haia. Workshops, oficinas e debates trazem apresentações de aspectos operacionais e de planejamento dos sistemas de transmissão e distribuição de gás.

A Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), conta com dois representantes na viagem de estudos técnicos: o presidente Fernando Franco, e o diretor Sandoval Feitosa Neto. Um grupo de 25 especialistas brasileiros em mercado de gás do governo brasileiro também se encontra em Londres para cada etapa dos estudos. O objetivo é aprofundar as discussões sobre tópicos importantes que incluem mecanismos operacionais e de planejamento, armazenamento de gás, desenvolvimento de mercado, governança e descarbonização.

Nos dois primeiros dias, em Londres, os participantes puderam fomentar discussões sobre mecanismos de alocação, transmissão, balanceamento do sistema e expansão da rede de gás. Também tiveram acesso a informações sobre o conjunto de técnicas inglesas e processos de atualização dos códigos da rede e discutiram os rumos do mercado brasileiro e energias alternativas.

Os painéis realizados na terça-feira (21), abordaram temas com foco no cenário brasileiro, como os desafios para o Brasil desenvolver um centro de comércio de gás líquido e os elementos das experiências de Ponto de Equilíbrio Nacional e Instalação de Transferência de Títulos.

O presidente da ABAR, Fernando Franco, acompanhou as atividades e elogiou tanto a organização da missão como a participação brasileira nos primeiros dias. “Quero enfatizar a excelência da delegação brasileira, composta por representantes do MNE, ANEEL, ANP, CADE, Ministério da Economia, Estado de São Paulo e outros”, disse o presidente da Associação.

A programação continua no dia 22, em Londres, e reserva o último dia no Ministério de Assuntos Econômicos e Política Climática da Holanda.